Skip to main content

Mesmo que existam canais como as redes sociais, sites, aplicativos de mensagens e até mesmo os chatbots, é importante lembrar da importância de manter a reputação de e-mail.

Apesar de que o e-mail tenha dezenas de anos, é um canal repleto de benefícios, como o baixo custo de envio, facilidade de segmentar base de leads, rapidez e a mensuração de dados.

Além disso, é também um espaço em inovação constante, assim como os outros, de forma que é possível criar e-mails interativos, ricos em efeitos gráficos, com links exclusivos, parametrizados e, claro, cada dia mais seguros.

Se você acha que comprar listas de contatos, enviar e-mails sem permissão e captar qualquer tipo de dado sem o conhecimento do usuário não pode gerar penalidades, saiba que além de diminuir a reputação da sua empresa, isso pode gerar multas!

A cada dia que passa, a experiência e segurança dos usuários é levada mais a sério e diversas melhorias estão sendo adotadas para que as pessoas tenham mais tranquilidade e diversão dentro dos meios digitais.

Uma das principais inovações, e que fez uma grande mudança na forma das empresas captarem dados e lidar com eles, foi a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que possui diretrizes claras sobre os dados de usuários e penalizações sobre o mau uso deles.

Continue por aqui e entenda um pouco mais sobre os principais problemas de reputação de e-mail que a sua empresa pode ter e de que forma aumentar a sua credibilidade digital.

Como identificar problemas de reputação de e-mail?

A reputação de e-mail de uma empresa é construída por alguns pontos, definidos principalmente pelos provedores de internet e entidades externas, de forma a garantir uma experiência cada vez mais segura para os usuários. 

Confira:

Volume de envio: essa é uma das principais métricas a serem avaliadas, já que esse ponto em empresas que enviam SPAM tende a ser altamente elevado. 

No entanto, grandes empresas, como as rainhas do comércio, também podem ter um volume alto, mesmo com permissão. Dessa forma, as ferramentas levam bastante em conta os demais pontos a seguir para completar a análise de reputação.

Reclamações: essa taxa se dá pela porcentagem de usuários que reportam SPAM ao receber e-mails da sua empresa ou se descadastram de sua base de dados.

E-mails que voltam: esses e-mails são aqueles enviados para endereços que não existem mais, o que ocorre bastante em listas antigas ou que foram compradas.

Autenticação: é fundamental tanto para que os usuários se sintam seguros, quanto para a identificação realizada pelas ferramentas.

Relevância: a relevância dada ao conteúdo do e-mail leva em conta o tipo de provedor, de forma que no hotmail a importância equivale a 25% da análise.

Como melhorar a reputação?

Agora que você sabe das métricas, é hora de saber o que fazer para aumentar a sua reputação de e-mail.

Segmente ofertas

Mesmo que a sua base de contatos seja autêntica e atualizada constantemente, nem todos os usuários estão na mesma jornada de compra. Sendo assim, segmente as suas mensagens e principalmente as ofertas, de forma que a taxa de rejeição será bem menor.

Implemente soluções de validação

De tempos em tempos, é importante higienizar a sua base, para que você possa mantê-la saudável e longe de e-mails que voltam direto. Existem algumas ferramentas para isso, que analisam em questão de segundos aqueles endereços desativados.

Invista em conteúdo rico

A sua empresa não precisa enviar apenas e-mails com teor promocional. No exemplo das newsletters, a sua organização pode enviar novidades do setor, infográficos, textos, artigos e demais tipos de conteúdos que julgar interessantes.

Siga a LGPD

Seguir a LGPD é fundamental para que você fique dentro da lei e não incomode o seu público-alvo. Sendo assim, nunca compre listas de e-mail, jamais envie para as pessoas sem a permissão delas ou use os seus dados para outros fins.

Pronto para melhorar a reputação de e-mail da sua empresa? Aproveite e leia também sobre como ter mais resultados com o e-mail marketing.