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Desde um simples freelancer até uma parceria de meses, é necessário um contrato de marketing, especialmente para trazer segurança aos diferentes lados da relação.

O contrato serve para garantir os direitos e deveres de ambas as partes. Nesse caso, o prestador de serviço e o contratante. 

Como forma de garantir que os serviços prestados serão feitos, bem como o pagamento por eles realizado, esse documento traz respaldo contra fraudes, abandono de cargo, falta de cumprimento de regras e demais pontos que devem ser inseridos.

Desde a carga horária de trabalho até questões como retrabalho, confidencialidade e quebra de contrato devem estar presentes, de forma a garantir a justiça e transparência da relação de parceria, seja qual for.

Além disso, esse documento serve para confirmar a lista de serviços prestados, a sua duração e o valor que será cobrado pela realização deles. 

Ao passo que o contratante deverá pagar a mais caso solicite serviços extras, o contratado não pode deixar de entregar as demandas ali descritas, onde devem estar claras as punições em caso de quebra de contrato por causas variadas.

E aí, pronto para entender mais sobre o contrato de marketing, bem como o que não pode faltar nesse documento tão importante? Continue por aqui.

Tipos de contratos de marketing 

Assim como existem diferentes serviços e condições, os contratos também devem ser diferentes para atender essas necessidades. Entre os principais tipos de contratos podemos citar:

Contrato de agência de marketing completo: ideal para as empresas que querem reformular ou começar a sua presença digital. Funciona geralmente com tempo estipulado e os serviços que serão realizados, dentre outras cláusulas.

Contrato de redes sociais: documento mais específico para o setor de redes sociais, que pode envolver estratégia, criação de arte, textos, impulsionamento e demais serviços que podem ser adicionados de acordo com o tipo de estratégia.

Geralmente, esse contrato possui um termo de confidencialidade, onde o prestador de serviços não pode vazar qualquer tipo de informação do seu contratante, principalmente para concorrentes.

Sendo assim, senhas, estratégias, partes de conteúdos e muito menos planos de ação não devem ser divulgados sob qualquer hipótese.

Coprodução: geralmente envolve o lançamento de algum produto, onde o expert cria o material a ser lançado e a outra parte vem como responsável pelo lançamento, o que envolve estratégias em diferentes canais, criação, mensuração e melhorias.

O que deve conter em um contrato de marketing?

Agora que você sabe do que se trata e quais são os principais tipos de contratos de marketing, veja o que não pode faltar em nenhum deles, para que o documento tenha valor e traga garantia para ambos os lados.

Qualificação das partes

Ambas as partes devem estar bem estabelecidas, com seus dados atualizados, bem como CNPJ, endereço e demais contatos, caso haja a necessidade.

Essa parte do documento deve deixar claro quem é que está contratando os serviços e quem será o responsável por realizar a demanda.

Especificação do serviço

Aqui, é hora de documentar todos os serviços que irão fazer parte do pacote ou carga horária contratada, sendo fundamental deixar claro quais estratégias serão usadas e o que elas incluem.

Em um contrato de criação de textos de blog, por exemplo, deve estar incluída a fase de criação de pautas, escolhas de palavras-chave, escolha de fontes confiáveis, análise de SEO, adição de imagens, postagem e otimização.

Caso algum desses pontos não faça parte do contrato, o prestador de serviços não tem a obrigação de realizar. No entanto, ele precisa cumprir com as suas obrigações e realizar tudo o que foi descrito.

Prazo para realização do serviço

Desde contratos de poucas horas de duração até aqueles que duram anos precisam ter a questão da duração bem especificada, para que o contratante possa ter a garantia de entrega da demanda e o contratado não seja cobrado além do que combinou.

Aqui, pode ser interessante adicionar o valor de horas a mais de trabalho e a possibilidade de dilatar o contrato, caso ambas as partes aceitem.

Valor

Seja por tarefa, conjunto de ações ou por um plano mensal, por exemplo, o valor do contrato deve estar claro e bem especificado. É importante falar sobre cláusulas de cancelamento, continuidade e até mesmo inadimplência.

Agora que você sabe disso, o que acha de contratar uma agência especializada em conteúdo para auxiliar nas suas demandas, com toda a segurança e agilidade que precisa, sem dor de cabeça ou medo de entrelinhas em contratos de marketing?

Nós somos a Luup!, uma agência parceira de outras agências. Com total confidencialidade, eficiência e expertise, garantimos uma parceria transparente, amigável e com grande potencial. Que tal bater um papo e conhecer o nosso trabalho?