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Pode parecer mera burocracia para algumas pessoas, mas a etapa de elaborar um bom briefing com o cliente é fundamental para o sucesso das campanhas.

Primeiro de tudo, bora entender o que essa palavra bastante usada no setor de marketing e publicidade significa?

Ao pé da letra, briefing pode ser traduzido como um resumo, mas dentro de uma estratégia de marketing é muito mais do que isso. 

Ele pode ser entendido como um pequeno guia objetivo e resumido sobre uma determinada ação.

Se, por exemplo, você quer criar uma sequência de posts comerciais para agregar na sua campanha de Black Friday, é preciso criar um briefing de qualidade para que a equipe de criação, tanto os diretores de arte quanto os redatores, possa atender as expectativas.

Texto, cor, tipografia, imagens, tamanho do conteúdo e a estratégia em que as peças serão inseridas são exemplos de informações que devem fazer parte do seu briefing.

No entanto, existem alguns clientes que quando solicitam algum tipo de trabalho são mais genéricos e rasos, de forma que muitas vezes podem pedir uma peça sem dar qualquer detalhe.

Mesmo que clientes assim existam, é importante trabalhar esse comportamento, para que eles entendam que a falta do briefing pode trazer uma série de atrasos, refações e até mesmo um baixo rendimento das campanhas.

E aí, pronto para saber como criar um bom briefing com o cliente e evitar esses problemas todos? 

Continue por aqui e saiba mais sobre esse tema bastante presente na comunidade dos publicitários!

Qual a importância do briefing com o cliente?

Pense em uma boleira altamente experiente, que recebe um pedido de um cliente que diz simplesmente que quer um bolo cor-de-rosa. 

Sem saber os ingredientes que ele deseja, alergias, gostos, tema da festa e demais dados, dificilmente o bolo sairá de acordo com o imaginado pelo cliente.

Perceba que seria muito mais fácil a criação desse bolo se o cliente tivesse falado sobre a finalidade do bolo, para quantas pessoas, o sabor, tema da festa e principalmente o que ele jamais deveria ter, como, por exemplo, itens alergênicos.

Agora indo para a realidade do setor de marketing e publicidade: ficamos totalmente perdidos quando não criamos um briefing com o cliente e ele simplesmente solta que quer um post para amanhã. 

Desesperador, não é mesmo?

Tipos de briefing existentes

Veja a seguir alguns tipos de briefings existentes e de que forma eles podem ajudar na criação dos mais variados trabalhos.

Campanha: desde uma data bastante importante para o comércio, como a Black Friday, até eventos específicos, como o aniversário da empresa, precisam ter uma reunião de briefing com o cliente para entender o que ele deseja.

Orçamento, mídias usadas, formatos de conteúdo, quantidade de produtos, objetivos e muito mais precisam ser definidos para que a campanha performe bem.

Blog post: esse texto vai ser destinado a quem? Quantas palavras deve ter? Para onde deve direcionar o leitor? E o principal: em qual fase do funil de vendas da sua persona ele precisará atender? Perceba que qualquer estratégia possui um planejamento por trás!

Redes sociais: semelhante à mecânica do blog, as redes sociais também fazem parte do marketing de conteúdo e é necessário pensar nos formatos de posts, a quantidade, mensagens a ser passadas e muito mais.

Site: o site da sua empresa vai ser curto ou longo? Será apenas institucional ou também e-commerce? Você vai querer adicionar uma página para o blog? Ele terá otimização por SEO? Essas e outras perguntas são fundamentais na hora de desenvolver um site.

Como elaborar um bom briefing?

Se você não está acostumado a sentar com o seu cliente e fazer um briefing de qualidade, deve ter mais desafios do que quem usa esse importante documento.

No entanto, nem tudo está perdido. Você pode começar a usar essa estratégia ao seu favor. :)

Para isso, em seu resumo do trabalho a ser feito, é necessário ter alguns itens.

Não existe uma fórmula mágica de briefing perfeito, cada ação, rede e cliente precisa ter a sua personalização.

No entanto, entre os principais tópicos que todo briefing deve ter podemos citar:

  • o objetivo da ação, 
  • os responsáveis pela sua produção, 
  • contexto da empresa, 
  • prioridades da marca, 
  • orçamento, 
  • público-alvo, 
  • concorrentes, 
  • necessidades,
  • observações sobre o mercado,
  • conteúdos feitos de outras matrizes,
  • pontos de atenção que não devem ter no trabalho.

Precisa de uma mãozinha para a criação de conteúdo de qualidade? Por sermos uma agência especializada em atender outras agências, você não terá preocupações com o briefing, estratégias e correção dos trabalhos. Fale conosco e saiba por que, para nós, conteúdo é coisa séria.