Principalmente após o surgimento do chat GPT, o uso da Inteligência artificial em agências de marketing começou a se popularizar mais, trazendo oportunidades e alguns desafios.
Quase tudo que é novo, tanto para a sociedade como para o mercado de trabalho, pode gerar dúvidas, medos e incertezas, seja por parte da população em geral ou dos gestores e equipes.
Não é raro ouvir que robôs irão chegar a um ponto de dominação dos postos de trabalho e milhões de pessoas ficarão sem emprego, bem como eles poderão se revoltar contra a humanidade e causar ataques em massa (alô, filmes de ficção).
A verdade é que robôs e dispositivos de Inteligência Artificial não possuem qualquer sentimento ou a possibilidade de controlar a humanidade, mesmo que exista o robô mais inteligente do mundo, nunca a inteligência humana será substituída.
Assim como softwares inteligentes, sistemas integrados e ferramentas de automação, como as de agendamento de posts nas redes sociais e disparo de e-mails, já fazem parte da realidade de agências de publicidade, agora a Inteligência artificial também entrou na jogada.
Entenda, neste post, o que esperar da inteligência artificial em agências de marketing, as oportunidades, desafios e os verdadeiros impactos desse tipo de tecnologia dentro dessas empresas. Continue por aqui e surpreenda-se.
Como a inteligência artificial está impactando o setor de comunicação?
A inteligência artificial é repleta de possibilidades e está fazendo parte dos mais variados processos, como a captação de grandes bancos de dados e a organização deles, produção de imagens, textos, correção e até mesmo estudos completos de público.
Pode parecer que não para alguns gestores, mas a verdade é que muitas ferramentas usadas diariamente possuem automações feitas pela IA, como, por exemplo, os mecanismos de busca e alguns dos algoritmos do Google e das redes sociais.
Esses sistemas altamente seguros e inteligentes atuam principalmente diminuindo a carga horária de colaboradores, que passariam dias em determinadas ações, ao passo que diminui erros e a incidência de problemas que necessitam de refação.
Quais as oportunidades e desafios do uso de inteligência artificial em agências de marketing?
Assim como qualquer outro aparato tecnológico, a inteligência artificial possui os seus pontos fortes e desafios, o que não a faz ser pior por isso. Entenda a seguir um pouco mais dos dois polos dessa inovação que veio para ficar.
Desafios
Assim como muitos colaboradores têm medo de serem substituídos por essas ferramentas, alguns gestores não ajudam, já que realmente pensam em deixar tarefas até então 100% humanas nas mãos dessas tecnologias.
O chat GPT, por exemplo, pode até criar conteúdos altamente específicos, mas será que ele consegue entender a realidade dos clientes da agência e o tom de voz, dentre outras características que só os seus colaboradores sabem ao certo?
Um dos maiores desafios atuais em relação à inteligência artificial em agências de marketing é o fato de usar esse tipo de estratégia na medida certa, bem como entender em que partes do processo de criação usá-las para agregar e não dificultar o dia a dia.
Outro fator importante é o de educar o mercado, já que agências de diferentes tipos realmente acreditam em uma nova forma de desenvolver conteúdos e peças, o que pode tornar muitos projetos semelhantes e representando mais do mesmo.
Oportunidades
As oportunidades da inteligência artificial em agências de marketing são variadas, começando pelo fato de que trabalhos até então demorados e complexos podem ser feitos com cliques, como a captação de dados de público, agendamento de postagens e disparos variados.
Além disso, a IA pode trazer insights ricos e mostrar na prática como mudar processos e otimizar atividades que eram conhecidas por serem incômodas e sem tantos resultados, além de melhorar o planejamento e enriquecer o trabalho.
Agora que você sabe dos impactos da IA nas agências, que tal conhecer uma equipe composta 100% por humanos que sabem usar essas ferramentas na medida certa?
Somos a Luup!, uma agência especializada em ajudar agências em diferentes pontos, sendo a produção de conteúdo o nosso maior diferencial. Bora bater um papo?
2 Comentários