Infelizmente, ainda é muito comum que ao ouvir sobre empreendedorismo sustentável alguns gestores associem esse conjunto de estratégias a uma maior burocracia na empresa.
Diminuir desperdício, controlar o uso de recursos naturais, adotar a coleta seletiva e tornar o ambiente de trabalho mais flexível e amigo do meio ambiente, na verdade, está longe de ser sinônimo de maiores complicações nos processos e na gestão em si.
Preocupar-se em fazer a diferença de forma positiva no ambiente em que está inserida, bem como tornar os impactos ambientais positivos em vez de negativos, é o papel de qualquer empresa, principalmente as que trabalham com inovação, como as agências.
Se a publicidade em si a cada dia está mais inovadora e buscando formas mais inteligentes de realizar tarefas diárias, como postar um conteúdo nas redes sociais de forma agendada ou fazer estudos de mercado com a Inteligência Artificial, por que não ser mais sustentável?
De fato, ao analisar mais de perto, é muito estranho ver uma marca que possui robôs trabalhando para ela, ao passo que não separa o lixo ou imprime centenas de documentos que poderiam facilmente ser assinados digitalmente.
Pensando em ajudar você a ter uma visão mais específica do que é o empreendedorismo sustentável e como fazê-lo virar parte da rotina da equipe, criamos esse conteúdo.
Fique por aqui e entenda quais ações podem marcar o início de uma era mais sustentável dentro da sua empresa.
Como promover o empreendedorismo sustentável na agência?
E aí, pronto para ver alguns caminhos que não são nada burocráticos e ainda podem tornar a sua agência ainda mais amiga da natureza?
Continue e veja que pequenas ações podem evitar o acúmulo de lixo na natureza, bem como a emissão de mais gases poluentes.
Faça uma boa gestão de resíduos
É fundamental que a sua empresa faça a coleta adequada de resíduos, como no caso da separação entre lixo orgânico e reciclável, bem como estude sobre as melhores formas de fazer isso.
Jogar resíduos na privada, torneiras ou até mesmo em córregos, ou lixões, está totalmente longe de uma boa gestão.
É importante explicar sobre a importância da destinação correta do lixo e dos riscos ambientais e sociais que lixões ao ar livre, bem como depósitos ilegais, podem causar.
Elimine (ou reduza) os descartáveis
Principalmente para agências que atuam presencialmente, é muito importante informar sobre a importância de cada pessoa ter seus talheres, copos e pratos, evitando o uso de descartáveis todos os dias.
Além de gerar uma grande quantidade de lixo no final do mês, dificilmente todo aquele volume será reciclado como é esperado.
Incentive o uso de meios de transporte alternativos
Ir de bicicleta, metrô, ônibus ou até mesmo skate, para os mais radicais, pode se tornar uma opção de transporte que causa menos impacto para a natureza.
Inclusive, se a sua empresa pode trabalhar de home office, por que não prezar por esse modelo de trabalho?
Engaje sua equipe
Se a mudança não começar de dentro da cultura da empresa para depois ser passada aos colaboradores, não adianta.
É preciso em primeiro lugar mudar a forma de pensar e abordar temas sustentáveis logo na diretoria, depois passar esses direcionamentos para as equipes.
Ao engajar a sua equipe sobre as questões ambientais, bem como incentivar o uso correto dos recursos naturais e o controle de desperdício, será muito mais fácil ver resultados a cada dia.
Ah, claro, informação nunca é demais! Atualize os colaboradores sobre as práticas sustentáveis, traga dados sobre o mercado e também de órgãos referência no setor, como a Organização das Nações Unidas.
E aí, agora que você está mais por dentro do que é o empreendedorismo sustentável e como fazer para chegar nele, você não pode mais perder nada sobre esse e outros assuntos ligados ao marketing e o digital.
Nos siga no Instagram para ficar por dentro e manter contato conosco.