Skip to main content

Principalmente dentro de ambientes mais modernos e marcados pela tecnologia, como agências de publicidade e startups, a liderança liberal é um modelo de gestão muito visto.

No entanto, assim como foram com outras inovações marcantes, como a adoção do home office, não são todos os gestores que se abrem logo de cara e se permitem mudar até então o cotidiano que estão acostumados a adotar por anos a fio.

Essa adoção de inovações se torna ainda mais desafiadora para empresários que possuem sucesso ou aqueles que sentem que mesmo estando levemente estagnados no mercado, não precisam de tantas mudanças para se manter.

No entanto, sabia que tanto a liderança liberal quanto a adoção do home office e o maior aumento de autonomia para as equipes vai muito além de lucro e mudanças nos processos que já faziam parte da cultura empresarial?

Atualmente, tanto na hora de buscar um emprego como para manter-se no que está, os colaboradores prezam cada vez mais pela qualidade de vida, ambiente de trabalho e, claro, as burocracias do cotidiano.

Por que ficar numa empresa presa pela microgestão, se a liderança liberal apresenta ainda mais resultados sem tanta cobrança? Esse é um dos pequenos pontos a serem ponderados na hora de pensar na vida profissional.

Agora nós te perguntamos, gestor: será que as suas equipes estão felizes como você pensa?

Aproveite para saber de uma vez por todas do que se trata a liderança liberal, seus benefícios e como começar a adotar essa linha mais livre, só que sem perder a sua autoridade e a cultura da empresa.

No que consiste uma liderança liberal?

Também chamada de Laissez-faire, a liderança liberal tem como principal máxima a sua razão de existir: “Faça o que quiser e como quiser, desde que o trabalho seja executado com sucesso”.

A partir dessa forma de pensamento, esse tipo de gestão tem como foco a autonomia total dos colaboradores dentro da realidade deles, de forma que eles podem definir a forma de trabalhar, onde, quando e como, levando em conta seus processos e vivências.

Sendo assim, dentre suas principais características estão a ausência de dress code, horários flexíveis, adoção de home office e a ausência de microgestão, ou seja, várias reuniões diárias, relatórios e contagem de horas de trabalho.

Apesar de parecer livre, não significa que os colaboradores não precisarão seguir as suas obrigações, bem como as entregas nos dias combinados. A questão aqui é mais sobre a forma que os dias irão ser conduzidos, com a confiança como ponto-chave.

Quais suas vantagens?

Ao contrário do que alguns gestores podem pensar, quanto mais tranquilidade e menos cobrança, mas felizes, satisfeitos e produtivos os colaboradores se mantêm, criando um ecossistema de produção ainda mais eficiente.

Por terem liberdade maior em comparação a outros modelos de gestão, as equipes se organizam melhor, resolvem pendências de acordo com a forma que lidam melhor, deixando cada colaborador mais feliz e atento ao que deve ser feito.

A liderança liberal não tem qualquer relação com desordem, falta de respeito e descumprimento de contrato. Muito pelo contrário: a confiança bilateral permite relações mais transparentes e menos problemas de faltas e rotatividade.

Como aplicá-la sem ter desvantagens?

Para que a liderança liberal ocorra sem perder os prumos, é preciso seguir algumas dicas, como, por exemplo:

Seja presente: estar ali não significa que você precisa conferir processo por processo, mas se mostrar aberto para tirar qualquer dúvida e ajudar em alguma tarefa, caso o colaborador conte contigo.

Definir prazos e regras: toda empresa tem as suas regras e os prazos que necessita de determinado trabalho. Deixe-os claros e também quais caminhos podem ser seguidos para alcançar determinados resultados.

Transparência: dar feedback, tanto positivo quanto negativo, não significa que você não está sendo liberal. É, na verdade, uma forma dos colaboradores entenderem em que pontos podem melhorar ou manter.

E aí, já pensou em adotar essa forma de gestão? Aproveite para ficar ainda mais por dentro desse tema e continue a leitura com dicas de como estruturar uma equipe remota em agência de marketing.