Skip to main content

Ao passo que temos acesso a bilhões de informações constantemente, há momentos que simplesmente parece que nada vem à mente. Isso pode ser um bloqueio criativo!

Ele é um fenômeno que afeta muitas pessoas em diferentes áreas criativas, como escrita, música, pintura e design, trazendo atrasos para processos e incômodos durante o dia de trabalho, já que parece que a demanda não está sendo atendida.

Principalmente para quem trabalha em setores que demandam muito a capacidade de criação e consequentemente a criatividade no geral, como agências de publicidade, desenvolvimento de produtos e até mesmo startups.

Esse estado de bloqueio pode ser frustrante e desafiador, pois impede o fluxo natural de criatividade e pode causar ansiedade e autocrítica exagerada, além de dificultar as entregas daquele dia, gerando uma verdadeira bola de neve.

Infelizmente, não existe uma varinha mágica para evitar que momentos de vazio criativo apareçam até nos mais experientes criadores que já atuam há anos nesse mesmo segmento.

Mesmo que não tenha ainda uma solução 100% perfeita, existem alguns caminhos para driblar os bloqueios de criatividade, bem como para encontrar inspirações, diminuir a autocobrança excessiva e, claro, o estresse que acaba vindo junto.

E aí, preparado para saber de uma vez por todas do que se trata o bloqueio criativo e o que fazer para ficar o mais longe possível desses famosos apagões? Continue por aqui e surpreenda-se.

O que é bloqueio criativo?

O bloqueio criativo pode ser caracterizado como um estado em que a pessoa encontra grandes dificuldades para gerar ideias ou produzir um trabalho criativo. É como se houvesse um obstáculo que impede o fluxo natural da criatividade.

Durante o bloqueio, a pessoa pode se sentir incapaz de produzir algo novo, sentir-se presa a ideias antigas ou ter dificuldade em iniciar um projeto.

Os efeitos do bloqueio criativo podem ser emocionalmente desgastantes, levando ao estado frustração, baixa autoestima, ansiedade e até mesmo a uma sensação de autocrítica intensa e, consequentemente, aumento do estresse e falta de engajamento.

Ele pode gerar um sentimento de impotência e afetar negativamente a confiança do indivíduo em suas habilidades criativas.

Encontrar formas de driblar o bloqueio criativo requer abordagens diferentes para cada pessoa, pois cada um tem suas próprias experiências e desafios.

Quais são as causas do bloqueio criativo?

As causas do bloqueio criativo podem ser diversas, o que necessita uma correta investigação para, então, obter-se uma forma de sair dele. 

Fatores como pressão excessiva, medo do fracasso, perfeccionismo, falta de motivação, falta de novas inspirações, ansiedade, transtorno de déficit de atenção, distrações e até mesmo mudanças na rotina podem desencadear esse estado. 

Às vezes, o bloqueio criativo pode ser passageiro e desaparecer rapidamente, enquanto em outros casos pode persistir por longos períodos.

Como superar? 

Veja a seguir alguns caminhos que podem ser uma boa pedida para você sair desse naufrágio de ideias.

Dê uma pausa: alongue-se, tome uma água, saia do ambiente, olhe a janela e sinta o vento no rosto, se puder. Ah, claro, se você trabalhar de home office, faça um carinho no pet, regue as plantas ou simplesmente troque de ambiente por alguns minutos.

Deixe a mente focar em outra coisa: escute a sua música favorita, veja um episódio de uma série que você gosta bastante ou até mesmo vá colorir um livro de desenhos. Qualquer distração pode ajudar o seu cérebro a aliviar a pressão.

Organize seu local de trabalho: bagunça nunca é bem-vinda! Arrume a sua mesa, lave a louça espalhada e jogue aquela papelada que não serve mais fora.

Busque referências e novos desafios: quanto mais referências novas você tiver, melhor para a sua mente ter ainda mais criatividade. Livros, músicas, filmes, estudos e até mesmo alguma palestra ou seminário podem ajudar.

E aí, pronto para sair das garras desse desafio agora que você sabe o que é bloqueio criativo? Por falar nisso, leia também sobre como escolher os temas para posts em redes sociais.