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Dentro do universo digital, uma das ferramentas de conteúdo mais usadas são os e-books para gerar leads, considerados grandes braços de empresas dos mais variados segmentos.

Existem diversas razões pelas quais os e-books são amplamente utilizados em estratégias de marketing. Uma das principais é a facilidade de distribuição, já que podem ser enviados instantaneamente por meio de download ou acesso online. 

Isso significa que as marcas podem disponibilizar seus e-books para um grande número de pessoas sem ter custos altos, além de enviar apenas para os usuários que realizam ações esperadas, como cadastrar o e-mail e demais dados de contato.

Além disso, os e-books são altamente versáteis em termos de conteúdo e formato. Eles podem ser utilizados para fornecer informações valiosas, educar o público-alvo, transmitir conhecimentos específicos ou até mesmo contar histórias. 

Eles podem ser adaptados para diferentes nichos de mercado e segmentos de público, permitindo que as empresas atinjam uma audiência específica com conteúdo relevante e direcionado.

Por fim, ao conseguir os dados de contato dos leads interessados no conteúdo, é possível prosseguir com outras campanhas de marketing, permitindo que os usuários virem clientes felizes a longo prazo.

E aí, preparado para saber ainda mais sobre como usar e-books para gerar leads qualificados? Continue por aqui e surpreenda-se com o poder desse tipo de conteúdo rico.

Como utilizar os e-books para gerar leads?

Agora que você sabe um pouco mais sobre essa ferramenta, veja como ela pode agregar na estratégia de captação de leads:

Use CTAs bem escolhidas: inclua CTAs estrategicamente dentro do e-book. Por exemplo, você pode oferecer um bônus exclusivo, um cupom de desconto ou acesso a um webinar relacionado ao tema. 

Essas CTAs incentivam os leitores a fornecerem suas informações de contato em troca de benefícios adicionais, o que os transforma em leads.

Divulgue o material: use diferentes canais como as redes sociais, e-mail marketing, anúncios pagos, blogs ou parcerias estratégicas. Certifique-se de direcionar sua promoção para seu público-alvo, alcançando pessoas que têm interesse no assunto que ele aborda.

Faça um e-book de qualidade: certifique-se de que o e-book esteja bem escrito, organizado e fácil de ler. Utilize recursos visuais, como imagens, gráficos ou infográficos, para tornar o conteúdo mais atrativo e envolvente.

Analise as métricas em tempo real: acompanhe as visualizações, acessos, taxa de engajamento dos anúncios e até mesmo a jornada do usuário, para saber se alguma etapa do processo pode ser melhorada.

Passos fundamentais para elaborar e-books para gerar leads de forma eficiente

Veja a seguir alguns caminhos para desenvolver um e-book de sucesso, que poderá aumentar a lista de leads de forma eficiente e rápida.

Faça brainstorming com o cliente

Esse momento é fundamental para entender que assunto o cliente quer abordar, quais tópicos citar, bem como os principais objetivos que ele pretende atingir com esse e-book.

Além da captação de leads, por exemplo, o e-book pode ser importante para aumentar a credibilidade da empresa dentro de determinado setor, o que por sua vez não gera leads diretamente, mas também pode ser uma meta.

Mapeie os pontos essenciais e reúna as informações

Após ter em mente do que será tratado o conteúdo, é importante obter informações sobre o assunto com o seu cliente, bem como pedir recomendações de fontes e demais conteúdos para inspiração.

Mais que isso, o conteúdo do e-book pode ser feito com base em posts do blog, de forma que os posts já feitos podem ter links para o conteúdo, bem como serem atrelados a uma landing page para captar os dados dos interessados no material.

Defina a estrutura e inicie a escrita

Nessa fase, é preciso definir a diagramação, tópicos, capítulos e demais pontos que guiarão a produção de conteúdo. Depois, é hora de juntar todas as informações e começar a redação.

Recomendamos aprovar com o cliente apenas quando o conteúdo estiver pronto, pois, além de ser mais rápido, não interfere no processo criativo do copywriter.

Por falar em e-books para a geração de leads, você sabia que somos referência na produção de conteúdos dessa natureza?

Temos uma equipe de redatores e estrategistas de marketing que trabalham diretamente para dar aquela ajuda especial na demanda, sem precisar contratar mais colaboradores.

Entre em contato e conheça mais sobre a nossa forma de trabalho, bem como nossos cases de sucesso.