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Saber como fazer uma pauta para blog post é essencial para garantir a produção de um conteúdo relevante para sua persona.

É esse documento que vai orientar o redator na criação de um material rico e que agregue valor ao blog.

Por isso, é necessário que o briefing contenha todas as informações que você deseja que conste no post.

Para ajudar com isso, reunimos nesse post tudo que você precisa saber sobre como fazer uma pauta. Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo e confira!

Como fazer uma pauta de para blog post?

Existem alguns passos que devem ser seguidos na hora de criar uma pauta para garantir que tudo saia de acordo com o planejamento.

Seguindo as etapas abaixo, certamente você conseguirá uma pauta perfeita para seus clientes.

1. Escolha a palavra-chave

A palavra-chave deve ser escolhida com a ajuda de algumas plataformas de pesquisa para saber a relevância e volume de busca.

Deve ser uma palavra-chave com alta relevância e baixa concorrência para garantir melhor ranqueamento.

A palavra-chave precisa aparecer no título, em pelo menos um subtítulo, no primeiro parágrafo, no último parágrafo e sempre que couber de forma natural no texto.

Lembre-se: a repetição excessiva da palavra-chave pode ser interpretada como fraude pelo Google e prejudicar no ranqueamento.

2. Leia sobre o tema

Quando for buscar uma referência, não basta jogar a palavra-chave no Google e pegar os primeiros links.

Busque por referências de qualidade e que realmente possam contribuir na criação daquele conteúdo.

Isso poupa muito tempo na hora que o redator for estudar o tema para a produção, pois, ele terá confiança na qualidade das referências.

3. Escolha o título

Para otimização SEO, a palavra-chave deve estar o mais à esquerda possível para que os motores de busca identifiquem com mais facilidade e o post consiga um melhor ranqueamento.

O ideal é que não passe de 67 caracteres, que é o que aparece na página de busca do Google.

Um título maior que isso terá o final substituído por reticências.

4. Detalhe a pauta

Outra dica em relação a como fazer uma pauta é: quanto mais detalhado for o briefing, mais garantia de que o conteúdo alcance os objetivos traçados.

Coloque nela tudo que você acha que deve conter naquela produção, a forma como deve ser explicado, pontos específicos, etc.

É preciso que os subtítulos sejam sempre padronizados.

Essa padronização pode ser em forma de listas, perguntas, erros, soluções propostas ou o que for mais adequado ao conteúdo.

Quebrar o texto em subtítulos é uma forma de facilitar a leitura, deixando mais limpa e clara.

5. Compartilhe com o cliente

Antes de mandar para a produção, é importante ter a aprovação do cliente.

Mesmo que você siga à risca o briefing, é necessário explicar o porquê estruturou o post daquela forma e as vantagens que isso trará.

Somente depois da aprovação é que a pauta deve ser encaminhada para o responsável pela produção.

Aprovar com o cliente evita a necessidade de refações, poupando tempo e retrabalho de toda a equipe.

Outra dica é facilitar o encontro de informações sobre o cliente internamente na sua agência.

Contar com um documento que reúna as principais informações sobre ele facilita bastante a produção.

Nesse documento pode conter a persona, atuação do cliente, serviço prestado, um pouco sobre a história, linguagem usada, preferências, termos que prefere evitar, etc.

Tudo isso ajuda a produzir um conteúdo padronizado, independentemente de quem fique responsável pela criação.

Ter esse documento pronto ajuda também a poupar tempo de ficar explicando sobre o cliente sempre que algum redator tiver dúvida.

Agora que você sabe como fazer uma pauta, aproveite para conferir também como lidar com clientes difíceis!