Provavelmente, você já deve ter percebido que a cada dia torna-se mais necessário para as marcas inovarem. Um grande exemplo é o surgimento do account-based marketing (ABM).
Essa captação de leads, que pode ser entendida como o processo de atrair e converter potenciais clientes em interessados pelo seu produto ou serviço, é uma parte fundamental do sucesso de qualquer empresa.
No entanto, em um cenário empresarial em constante evolução, as estratégias tradicionais de captação de leads nem sempre conseguem oferecer os melhores resultados. É aí que entra o account-based marketing (ABM).
A captação de leads por meio do ABM não apenas melhora a taxa de conversão, mas também ajuda a fortalecer as relações comerciais com os clientes.
Quando demonstra um entendimento profundo das preocupações e objetivos de cada conta, a empresa pode construir relacionamentos de confiança e longo prazo, o que é vital para a retenção de clientes valiosos.
Pronto para aprender de uma vez por todas do que se trata o account-based marketing (ABM), suas diferenças com o inbound e, claro, os seus principais benefícios? Mergulhe neste post e surpreenda-se com o poder dessa estratégia inovadora.
O que é account-based marketing (ABM)?
O marketing baseado em contas (account-based marketing – ABM) é uma abordagem estratégica no mundo do digital que se concentra em direcionar os esforços de marketing e vendas para contas de alto valor ou segmentos específicos de clientes em potencial.
Em contraste com as táticas tradicionais do inbound, por exemplo, onde a mensagem é direcionada a uma ampla audiência, o ABM personaliza ainda mais as estratégias para atender às necessidades individuais de contas ou grupos de contas altamente direcionados.
Essa abordagem considera que algumas contas têm um potencial significativamente maior para gerar receita do que outras.
Ela reconhece que a conquista de clientes em potencial altamente relevantes e valiosos pode ter um impacto mais significativo nos resultados da empresa do que uma abordagem mais genérica.
Portanto, ele busca criar um relacionamento mais estreito e personalizado com as contas estratégicas, alinhando de maneira eficaz tanto os esforços de marketing quanto os de vendas para alcançar objetivos compartilhados.
Uma das principais características dessa estratégia é a personalização. Suas mensagens, campanhas e recursos são criados sob medida para atender às necessidades e desafios específicos de cada conta.
Isso envolve pesquisa detalhada, compreensão profunda das demandas do cliente e uma abordagem altamente focada para engajar as partes interessadas em cada conta.
Quais as diferenças entre account-based marketing e inbound marketing?
É bastante comum que haja a confusão entre o que é o ABM e o inbound, já que ambas as estratégias são focadas até então em atrair clientes em potencial. No entanto, não se tratam da mesma estratégia.
Como principal diferença podemos citar o foco das estratégias.
Ao passo que o ABM concentra-se em contas específicas e de alto valor e tem como chave a personalização, adaptando mensagens para atender às necessidades individuais de cada conta.
O Inbound Marketing, por sua vez, visa atrair um público mais amplo, utilizando conteúdo relevante para atrair leads, que podem ser ou não quentes.
Depois, não podemos esquecer que o account-based marketing tem como característica trazer um número menor de leads, porém, de maior qualidade e valor, focando nas contas mais promissoras.
Ah, não se esqueça que a escolha entre ABM e Inbound Marketing depende dos objetivos da empresa, público-alvo e modelo de negócios, mas em algumas situações essas estratégias podem ser complementares.
Os principais benefícios de investir em ABM
Você deve estar pensando que essa estratégia é repleta de benefícios, certo? Confira os principais.
Maior eficiência: concentra-se nas contas de maior valor, direcionando recursos de marketing e vendas para aquelas com maior potencial de conversão. Isso evita desperdício de esforços em leads de baixa qualidade e, consequentemente, recursos e tempo.
Maior qualidade nas campanhas: ao trabalhar de forma mais focada com contas específicas, você desenvolve um entendimento mais profundo dos clientes, o que leva a um relacionamento de maior qualidade e longevidade.
Colaboração entre equipes: o ABM requer uma estreita colaboração entre as equipes de marketing e vendas para desenvolver abordagens eficazes. Isso promove uma cultura de cooperação, alinhando as estratégias das equipes para alcançar objetivos comuns.
Proatividade: ao estar focado em contas estratégicas, você pode ajustar rapidamente suas táticas para atender às mudanças nas necessidades dessas contas, mantendo-se ágil e responsivo.
E aí, pronto para ter ainda mais sucesso no digital com as estratégias do account-based marketing? Aproveite para ficar por dentro desse universo e saiba quais são os indicadores financeiros de agências mais importantes.