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Em um ambiente digital que está sempre recebendo novas publicações, os conteúdos personalizados ganham cada vez mais destaque.

Afinal, para se posicionar de forma inteligente no mercado, é preciso encontrar formas de se diferenciar das demais marcas e estabelecer um vínculo com o público.

Por isso, personalizar a produção de conteúdos significa potencializar essa estratégia e torná-la muito mais efetiva.

Continue a leitura e confira alguns motivos para investir nos conteúdos personalizados, além de entender como eles podem ser desenvolvidos!

Por que investir em conteúdos personalizados?

Os conteúdos personalizados são aqueles que são desenvolvidos de forma melhor direcionada, tendo em mente as pessoas a quem eles são dirigidos.

Ou seja, essas são aquelas publicações que são realmente capazes de pescar o leitor e fazer com que ele se interesse por determinada postagem e também pela marca por trás dela.

Assim, já vai ficando claro por que as agências precisam investir nessa estratégia ao produzir conteúdos para os clientes.

Se resta alguma dúvida, também podemos recorrer aos dados da McKinsey & Company, que é conhecida mundialmente por ser uma das principais produtoras de insights de marketing.

De acordo com uma publicação da empresa, esse tipo de conteúdo é capaz de aumentar as vendas de uma marca em até 10%, além de ser a opção mais procurada pelos usuários do ambiente digital.

Para entender o porquê, basta lembrar da relevância que um vínculo forte com o consumidor pode ter para o desempenho de uma marca, assim como a importância de um bom conteúdo para que esse laço se fortaleça.

Os tipos de personalização

Existem muitas formas de personalizar a produção de conteúdo. Entre as principais, podemos destacar:

  • segmentação de mercado: nesse caso, utiliza-se uma abordagem mais tradicional para compreender a que público estamos nos dirigindo, levando em conta aspectos como região, estado civil, setor e cargo, além de uma análise do mercado, que são fatores mais abrangentes e traçam um perfil um pouco vago,
  • jornada do cliente: essa jornada consiste no percurso do consumidor ao longo do processo de compra, desde o primeiro contato com a marca até o pós-venda, o que ajuda a planejar a produção de acordo com a maturidade do público,
  • foco na persona: nessa alternativa, dados como os históricos de compras, registros de navegação, comportamentos nas rede sociais e opiniões de clientes são usados para dar vida ao consumidor ideal,
  • a nível individual: os conteúdos personalizados de forma individual são aqueles que se direcionam a um usuário específico, como acontece com os sistemas de recomendação de plataformas como o YouTube, o que leva a personalização para níveis ainda mais específicos.

A verdade é que todas essas estratégias podem trazer bons resultados, principalmente quando substituem uma produção de conteúdos mais genérica, que não leva em consideração o perfil do seu público-alvo.

O aspecto central de todas essas alternativas é a necessidade de conhecer bem o público de interesse do cliente e explorar as possibilidades de uma produção com um bom direcionamento, o que resulta em uma estratégia de customer experience mais eficaz.

As vantagens de investir na criação de conteúdos personalizados 

A personalização dos conteúdos é um diferencial extremamente necessário para garantir bons resultados em uma estratégia de marketing.

Com diferentes métodos disponíveis, é fundamental entender o papel desempenhado por cada um deles e compreender quando devem ser empregados.

A partir daí, fica mais fácil dar vida a uma produção que seja capaz de realmente impactar o público do cliente, trazendo os resultados esperados para o seu posicionamento no ambiente digital.

Para chegar lá, que tal uma ajudinha de quem é especialista no assunto? Entre em contato com a Luup! e conte com a gente para a produção de conteúdos personalizados!