Skip to main content

A expressão inglesa Customer Experience significa literalmente experiência do cliente.

Cada vez mais se torna necessário que as empresas possibilitem aos seus clientes boas experiências, que as expectativas dos consumidores sejam atendidas não apenas com relação à qualidade do produto ou serviço oferecido, mas que ele enxergue a sua empresa como uma ótima opção de compra.

Para isso, é preciso conquistá-lo oferecendo diferenciais e muita qualidade sob todos os aspectos.

Uma empresa moderna é aquela que interage com seus clientes, respeitando seus limites e, ao mesmo tempo, mantendo-o informado sobre os assuntos que lhe agradem.

O conjunto do atendimento, comunicação, qualidade, bons preços e diferenciais é que possibilitam uma excelente Customer Experience. Continue lendo nosso post e saiba detalhes a esse respeito!

Entenda o que é Customer Experience

Customer Experience é uma estratégia cujo objetivo é conquistar a fidelização dos clientes.

Para isso, ela precisa gerar experiências únicas e personalizadas, de maneira a atender aos mais diversos gostos e oferecer sob medida aquilo que o consumidor deseja adquirir.

Segundo o anuário CX Trends 2023, 2 a cada 3 consumidores desistem de comprar em função de uma experiência negativa.

Outro número que chama a atenção é que 60% das pessoas entrevistadas que tiveram problemas com seus fornecedores fazem questão de contar o ocorrido para seus amigos e familiares.

Diante desses números, é preciso buscar alternativas que venham a evitar essas possibilidades e, mais do que isso, permitir que clientes que estejam “chateados” com outras marcas sejam atraídos para o seu negócio.

Principais tendências do Customer Experience

Possivelmente, você deva estar se perguntando: o que fazer para implantar uma estratégia de Customer Experience?

As principais tendências do momento apontam para três ações que sua empresa precisa estar atenta, possibilitando que seus clientes fiquem satisfeitos e venham, inclusive, a divulgar a sua marca. Vamos conhecê-las:

Atendimento automatizado, os famosos bots

Os chats automatizados, também conhecidos como chatbots, vêm ganhando cada vez mais força no mercado.

Trata-se de softwares que interagem e que aprendem na medida em que os contatos vão sendo realizados.

Essa tecnologia possibilita que muitas das dúvidas e solicitações possam ser tratadas por esses robôs, permitindo um atendimento aos clientes durante as 24 horas do dia e de segunda a domingo.

Sucesso na jornada do cliente

É preciso que o cliente tenha sucesso em sua jornada de compra, ou seja, os canais de comunicação devem estar disponíveis e o retorno precisa ser realizado com informações corretas, tratando a cada consumidor personalizadamente.

A política de marketing digital, para ter sucesso, precisa efetivamente levar materiais ao seu público e conteúdos de qualidade.

Por fim, a empresa precisa oferecer sempre:

  • agilidade,
  • qualidade no atendimento,
  • produtos que atraiam os consumidores,
  • pós-venda capacitado e pronto para resolver eventuais dúvidas e problemas.

Investimento em estrutura dos canais digitais

Por fim, chega-se aos investimentos que precisam ser realizados para garantir a presença do seu negócio com qualidade nos canais digitais.

Não há como ter sucesso nos dias atuais sem estar presente na internet, disponibilizando um site intuitivo e responsivo.

Além disso, é importante trabalhar a acessibilidade para as pessoas com deficiências, possibilitando que todos conheçam as soluções que sua empresa disponibiliza.

A Customer Experience precisa ser priorizada pelas empresas, pois se trata de uma estratégia que faz toda a diferença no mercado atualmente. 

Além disso, o futuro aponta cada vez mais para os negócios digitais, portanto, desconsiderar essa realidade é colocar em risco a operação do seu empreendimento.

Agora que você sabe mais a esse respeito, leia nosso post que apresenta como criar conteúdos inclusivos para redes sociais!