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Quer saber o caminho do sucesso dos seus concorrentes? Utilize-se de uma ferramenta chamada benchmarking.

O empreendedor moderno não pode deixar de lado as práticas de quem atua no mesmo ramo que ele.

Aliás, o benchmarking pode ser fonte inspiradora e motivacional para melhorias em produtos, serviços e resultados, afinal empresas bem sucedidas podem nos ensinar. 

Comparar as suas estratégias com aquilo que o seu concorrente tem de melhor pode ser a chave que estava faltando para reinventar a sua agência.

Isso é fundamental para resolver falhas e encontrar soluções, e se manter firme no mercado.

Por isso, independentemente do tamanho da sua agência, o benchmarking pode ser a estratégia necessária para fazer diferente e melhorar os resultados. 

Continue a leitura e saiba como aplicá-lo no seu negócio.

O que é benchmarking?

De modo geral, o benchmarking é definido como uma ferramenta de gestão de empresas que possibilita que elas comparem produtos, serviços, estratégias, processos e procedimentos da sua concorrência.

O termo é derivado de “benchmark” que traduzido significa referência.

A história do mundo dos negócios conta que essa prática foi usada por volta de 1970, quando a empresa americana Xerox pesquisava seus concorrentes para melhorar o seu serviço e os resultados.

Na época, além de pesquisar os concorrentes, ela chegou a desmontar copiadoras de rivais japonesas para identificar porque as máquinas asiáticas eram as mais baratas no mercado. 

Mas foram os japoneses que fizeram o benchmarking ganhar força, quando após pesquisas e descobertas com as rivais começaram a dominar o mercado automobilístico, que na época estava nas mãos dos americanos. 

Para eles, o termo é “Dantotsu”, que significa: melhor dos melhores. 

Como no mundo globalizado há a constante necessidade de informações e o sincero propósito de oferecer o máximo de qualidade, hoje, organizações de todos os setores usam dessa estratégia para melhorar serviços e resultados. 

Qual é a importância dele?

Trazendo para uma agência de marketing digital podemos dizer que o benchmarking trata-se de uma análise estratégica das melhores práticas usadas por outras companhias que atuam no mesmo segmento.

Sendo assim, será analisada uma agência referência, ou mais de uma, visando conhecer as técnicas de marketing usadas, esquema de produção e também os processos logísticos para atender à demanda. 

Com esse estudo e comparação é possível aprimorar processos, melhorar produtos e serviços e otimizar os resultados. 

Como fazer benchmarking?

Para aprender com o seu concorrente, é necessário compreender que o benchmarking envolve algumas etapas, que são:

A partir disso, é preciso analisar o que cada informação conseguida representa e como cada uma delas pode auxiliar nas estratégias da sua agência.

Como você trabalha com marketing digital, é preciso trazer os dados para analisar esse ambiente.

Busque saber como o seu concorrente está, por exemplo:

  • posicionado na internet, 
  • quais as redes sociais que ele marca presença,
  • a linguagem que ele usa para falar com os clientes,
  • quais ações que geram mais engajamento,
  • avalie o site dele,
  • a experiência que a página promove no usuário,
  • como ele se relaciona com o consumidor final,
  • em qual produto ele se destaca,
  • quais são as estratégias de vendas dele.

Essas e outras questões farão você aprender com os erros, elaborar metas e trabalhar estratégias para introduzir ações de melhorias no seu negócio, tendo como base as conclusões do benchmarking. 

Agora que você compreendeu a importância de aprender com a concorrência, que tal compartilhar esse post com seus amigos de outras agências para que eles também fiquem conhecendo essa ferramenta de gestão?