As agências de marketing atendem inúmeras pessoas diariamente e fica muito mais fácil realizar os atendimentos se há um cadastro de clientes. No entanto, ainda há profissionais que não entendem a importância de fazer um.
Muitas vezes, ao abrir uma empresa, o proprietário despeja grande parte da sua atenção e esforço para o foco principal do negócio, esquecendo que funções mais burocráticas e de organização que também podem influenciar, inclusive, gerar um melhor desempenho do estabelecimento.
Para manter uma agência funcionando com o máximo de suas potencialidades, é necessário dedicar tempo a funções mais básicas, mas que quando bem executadas facilitam e podem render muito, este é o caso do cadastramento de clientes.
Para que serve o cadastro de clientes?
Efetuar o cadastro de clientes pode até não parecer nada inovador, mas muito se engana quem acha que esta ação não pode trazer lucros.
Primeiramente, este cadastro ajuda na organização. É onde ficam reunidas todas as informações sobre o cliente. Caso precise entrar em contato com alguém, será ali o local onde procurar.
O cadastro de clientes pode ser criado com as informações que sejam relevantes para a agência. Por exemplo, você pode incluir qual o tipo de serviço de marketing cada cliente contrata.
Durante uma reunião para planejamento estratégico, por exemplo, será mais fácil tomar decisões ou analisar alguma questão, com todas as informações sobre os clientes disponíveis.
Pensando em maneiras de gerenciar melhor os clientes, com o cadastro ficará fácil analisar os mais frequentes e quais precisam ser fidelizados.
Estes são só alguns exemplos de como o cadastramento pode impactar diretamente na agência. Com certeza a praticidade e a economia do tempo é algo que todo mundo aprecia, principalmente os clientes.
Como criar esse tipo de cadastro para agência?
Quando falamos de cadastro de clientes não existe uma receita exata e este detalhe é uma grande vantagem.
O cadastro pode ser realizado conforme a necessidade de cada agência e ele pode ir se alterando com o tempo e aprimorando-se cada vez mais.
Apesar dessa fluidez há alguns pontos que merecem ser comentados, confira:
Dados
Esta é a parte mais padronizada, onde estarão reunidas as informações básicas de cada cliente.
Aqui, virão informações como nome, CPF/CNPJ, telefones de contato, e-mail e endereço. Também podem vir dados sobre perfil e histórico do cliente.
Categorias
As categorias são ótimas para auxiliar toda a equipe da agência. Elas podem ser criadas conforme a necessidade da área, pode ter uma categoria só com os dados básicos e outra com informações de contrato e setor financeiro.
Também é possível criar categorias pensadas para a parte de criação e redação. Com uma categoria de assuntos e temas, assim ela ajudará a localizar algum cliente ou blog segundo os assuntos relevantes, por exemplo.
Proteção de dados
Segurança é um assunto sério e, para garantir a segurança de todos, foi criada a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), com o intuito de garantir a segurança e proteger as informações fornecidas pelos clientes.
É dever das agências proteger os dados dos seus clientes, pensando nisso, é interessante fazer o uso de softwares para garantir que todas as informações dos clientes fiquem seguras.
Agora ficou fácil entender como o cadastro de clientes pode facilitar o trabalho na agência, não é mesmo?
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