O clipping é um processo bastante importante quando falamos no monitoramento de uma marca no ambiente digital.
Para desenvolver boas estratégias de marketing, não basta ter conhecimentos sobre essa área, já que também é preciso conhecer a fundo a empresa com a qual se está trabalhando e as necessidades que ela apresenta.
Acompanhar a percepção da marca é uma tarefa crucial para entender como o público a enxerga e também quais são as prioridades para o fortalecimento da sua imagem.
É aí que entra o clipping! Para saber mais a respeito desse processo e como ele pode ser colocado em prática, continue a leitura.
O que é o clipping?
O clipping, que pode ser traduzido como “clipagem”, nasceu na era dos jornais impressos, quando era preciso juntar recortes de menções a marcas e produtos, para acompanhar o seu desempenho e a percepção do público em relação a eles.
Hoje em dia, esse monitoramento já não é mais feito por meio dessas mídias, mas sim em notícias online e nas redes sociais.
Assim, podemos dizer que esse procedimento consiste na coleta e análise de menções a uma marca na mídia, com a finalidade de monitorar a percepção pública e avaliar a eficácia das campanhas de marketing.
Afinal, para verificar se as suas estratégias estão tendo bons resultados, nada como conhecer a perspectiva do público a quem elas são direcionadas.
A vantagem competitiva de quem usa o clipping
Utilizar o clipping para avaliar a eficácia das campanhas de marketing pode representar uma importante vantagem competitiva.
Essa estratégia fornece insights valiosos sobre o comportamento do público, mostrando de que maneira as pessoas recepcionaram certos conteúdos, anúncios e outras interações.
A partir daí, é possível compreender quais aspectos foram positivos e, portanto, devem ser reforçados no futuro, assim como quais pontos precisam ser melhorados para que possam atingir o efeito esperado.
O procedimento também pode ser muito útil na hora de monitorar a concorrência, de forma que seja possível ficar atento às estratégias aplicadas e aos resultados obtidos.
Esse é um elemento bastante relevante para criar ações capazes de destacar uma marca, ajudando-a a se destacar e a responder estrategicamente às percepções do seu público.
Como começar a usar o clipping nas suas estratégias?
Agora que você já sabe o que é o clipping e por que ele é tão vantajoso, só falta conhecer algumas maneiras de aplicá-lo aos processos da sua agência.
Um primeiro passo para colocar essa estratégia em ação é fazer uso das palavras-chave, que podem ser muito úteis nesse contexto.
Para além de pesquisar menções feitas diretamente à marca do cliente, também vale a pena monitorar manifestações do público-alvo em relação a serviços e produtos similares.
As redes sociais também devem ser acompanhadas regularmente, já que são um ótimo espaço para que os consumidores compartilhem suas opiniões sobre as mais diversas empresas.
Outro recurso que pode ajudar nesse monitoramento da percepção da marca são os próprios feedbacks enviados pelos clientes, sejam eles positivos ou negativos.
Por fim, lembre-se de gerar relatórios e registrar essas percepções, organizando os dados para que eles possam ser consultados novamente.
Agora que você já sabe tudo sobre esse processo, que tal conhecer outras estratégias relevantes para a sua agência? Continue aqui no nosso blog e descubra se vale a pena aplicar o buzz marketing!