Já chegou a pensar em desenvolver um programa de indicação para agências de marketing? Apesar de parecer novidade para algumas pessoas, é uma prática comum!
Provavelmente, você já deve ter visto programas de indicação alguma vez na vida, seja naquela academia de bairro ou até mesmo na contratação de serviços financeiros, como a realização do imposto de renda e provedores de internet, por exemplo.
A verdade é que esse tipo de ação de marketing tem uma ideia muito inteligente por trás: o seu cliente também deve ter conhecidos que façam parte do seu público-alvo, facilitando a rede de contatos e a possibilidade de indicação dos seus serviços.
No entanto, para que um cliente chegue nesse nível, ele precisa conhecer muito bem a sua empresa e gostar de diversos fatores como o atendimento, produtos, serviços, preços, pós-vendas e até mesmo a presença no ambiente digital, que deve ser sólida.
Muito mais do que oferecer qualquer recompensa em troca de uma indicação sem qualquer embasamento, o programa de indicação para agências de marketing tem como foco selecionar clientes específicos para essas ações e assim aproveitar os resultados.
Como você deve imaginar, para que um cliente da sua agência indique você para outras pessoas, é preciso fazer um trabalho de qualidade e criar um programa de indicações com benefícios de verdade.
Continue por aqui e entenda quais as vantagens de um programa de indicação para agências de marketing e como colocá-lo em prática para aumentar a sua rede de networking e, claro, leads que possuem ainda maior facilidade de virarem clientes felizes.
As vantagens de um programa de indicação para agências de marketing
Os programas de indicação voltados para agências de marketing são conhecidos pela sua baixa complexidade na hora de serem elaborados, bem como os retornos financeiros maiores do que os investidos nessa estratégia.
Isso acontece porque o desenvolvimento de um programa desse tipo envolve mais estratégia do que investimentos específicos em campanhas, ao passo que leads quentes chegam com mais rapidez.
Além disso, esses leads tendem a virar clientes muito mais rápido, já que por terem sido indicados por alguém de confiança, que já conhece a agência, não irão precisar ficar nas etapas iniciais do funil.
Por fim, a relação com os clientes que indicam se tornará ainda maior, bem como os benefícios oferecidos farão uma grande diferença na experiência desses usuários, resultando em um ciclo positivo para ambos os lados.
Como elaborar um programa de indicação para agências de marketing?
Agora que você sabe que um programa dessa natureza pode trazer diferentes vantagens para a sua empresa, veja como colocar em prática.
Defina a premiação para indicação
Antes de pensar em qualquer outra coisa, é necessário ter em mente o que você poderá dar em troca das tão valiosas indicações. Se você trabalha com pacotes de serviço, que tal adicionar alguns extras ou deixar uma ou mais mensalidades sem cobrar?
Já nas agências que também trabalham com produtos impressos, podem dar alguma cota de impressão ou brindes gratuitamente.
As ideias são muitas, mas não devem fugir do fato que a premiação precisa interessar os seus clientes.
Informe sobre o programa para seus clientes
Use os canais de contato direto com os clientes que já estão na base para contar sobre a novidade.
E-mail marketing e o WhatsApp empresarial são opções para chegar facilmente em quem se deseja. A dica aqui é atingir os clientes, principalmente aqueles que são mais antigos e fiéis, já que eles são mais propensos a serem fãs da sua marca.
Divulgue o programa em canais abertos
Depois de informar os clientes existentes, é hora de aumentar a divulgação para o público em geral, que poderá se interessar mais pela a sua empresa e o programa de indicação.
De fato, pode ser mais útil focar nos clientes que já existem, mas nada impede da sua marca conseguir ainda mais contatos ao divulgar essa estratégia onde puder.
E aí, pronto para colocar na prática o programa de indicação para agências de marketing?
Conte conosco quando os clientes novos chegarem, para a sua marca manter a excelência de conteúdo e a entrega das demandas.
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