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Pode parecer um termo relativamente novo para muitos gestores, mas a verdade é que a maturidade digital pode ser conhecida por outros nomes e práticas.

Principalmente quando falamos do universo das agências de publicidade, quanto maior a expertise para lidar com as inovações da tecnologia e dos ambientes digitais, melhor para obter melhores resultados e clientes felizes.

Mesmo que uma agência seja focada no offline, não significa que ela precisa ignorar a tecnologia e as ferramentas atuais para fazer a segmentação de público, definição de estratégias, mensuração de dados e até mesmo os criativos para as campanhas.

É muito importante compreender que as novas ferramentas, bem como a atualização de outras já existentes, não são luxos e sim braços para auxiliar as empresas de todos os setores e tamanhos.

A Inteligência Artificial e os robôs que conseguem aprender com interações humanas, por exemplo, são apenas a ponta do iceberg de inovações que podem fazer toda a diferença dentro de uma agência de publicidade.

Mas, onde que entra a tal da maturidade digital? É ela que dita o quanto a sua marca está por dentro das inovações e também o que ela faz com todo esse poder de segmentação, automatização, inteligência, captação de dados e mais.

Entenda em que nível a sua empresa está e porque é preciso pensar sempre em aumentar a sua maturidade dentro das novas tecnologias.

O que é maturidade digital?

A maturidade digital de uma marca refere-se ao nível de desenvolvimento e utilização das tecnologias digitais para impulsionar a transformação e aprimorar os processos de negócios. 

Essa tão necessária maturidade envolve a capacidade da gestão em adotar, implementar e utilizar efetivamente ferramentas digitais para melhorar a eficiência operacional, a experiência do cliente e a inovação.

Não é apenas ter um computador de última geração e softwares de ponta, se a empresa não tiver uma cultura focada em tecnologia. É preciso unir tanto as ferramentas com a forma de usá-las para ter uma elevada inteligência digital.

Quais são os estágios da maturidade digital?

Uma empresa não começa do nada a ter uma alta aderência às mais novas ferramentas e mecanismos, por isso existem níveis que segmentam o nível delas.

Veja a seguir os graus de uso da tecnologia de forma inteligente dentro das agências e veja em qual delas a sua marca mais se encaixa. Ah, se ela ainda não for multimomento, não se preocupe, ela pode virar!

Nascente: a empresa sabe que dados são importantes, mas os compra de terceiros. Além disso, suas campanhas não são movidas a dados ainda.

Emergente: essa marca já possui alguma ferramenta de captação de dados e os usa para criar campanhas mais expressivas e programáticas, por exemplo.

Conectado: os dados são interligados em múltiplos canais onde a marca está presente, de forma que estratégias e investimentos específicos são dados para cada um.

Multimomento: é a marca que entendeu que é preciso ter uma presença de alta qualidade em todos os canais, o tempo todo, já que as pessoas são omnichannel também.

Entenda como calcular a maturidade digital da sua agência

Com algumas perguntas você pode ter uma noção do quanto a sua marca é amiga das novas tecnologias e de que forma usa os dados diariamente.

Comece pensando: o quanto a sua marca já lucrou usando dados? Se for um número baixo, é hora de considerar melhorar o uso desse importante pilar.

Depois pense: quais as práticas de data driven marketing a minha empresa está seguindo? Quanto mais, melhor.

Por fim, se questione: quais as maiores lacunas quando o assunto é tecnologia dentro da sua marca?

Com as respostas em mãos, você poderá evoluir dentro e fora do ambiente digital!

Por falar em evolução, a sua agência precisa incluir pessoas com deficiência no quadro de colaboradores. Saiba como fazer isso.