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Como se comunicar com a Geração Z é um desafio para muitas agências, já que os nascidos entre 1995 e 2010 vieram em uma era tecnológica, marcada pela inovação constante e maior preocupação com meio ambiente, bem como com as causas sociais, responsabilidade financeira e ética na internet.

Representando cerca de um terço da população, os nascidos na Geração Z possuem hábitos de compra e consumo de conteúdo diferenciados em relação às outras gerações, como a Y e os baby boomers, por exemplo.

Atender corretamente as expectativas, necessidades, desejos e dores desses jovens é importante não só para os negócios, mas para sua reputação tanto nos canais digitais, como offline.

Confira neste post como se comunicar com a Geração Z e obter resultados nas suas campanhas.

Quais conteúdos a Geração Z consome?

Além de terem novos comportamentos de consumo, é normal que as novas gerações também tenham hábitos diferentes em outros quesitos, como a preferência por conteúdos. 

Entender sobre essas características únicas é fundamental para adequar o tom de voz da sua marca, as causas que ela apoia e a oferta de materiais ricos.

Para a Geração Z é preciso pautar sua comunicação em alguns pilares:

Fora do tradicional

Quem nasceu na Geração Z não é apegado a empresas específicas e muito menos à publicidade tradicional. 

Eles gostam de novidades e conteúdos que possam trazer informação além do apelo comercial.

Transformação e diversidade

Atentos às causas sociais, posicionamento em relação aos temas importantes e engajados com a política, essa geração se atrai por conteúdos que são pautados pela ética e respeitam (e apoiam) a diversidade.

Muitos dos nascidos entre 1995 a 2010 se engajam em campanhas como vaquinhas online, assinatura de petições e até atuam fora da internet nas causas que acreditam, como em passeatas e eventos sociais.

Futuro e empreendedorismo

Essa fatia da população muito se interessa por questões do futuro, como o meio ambiente, a degradação das florestas e o efeito estufa, por exemplo.

Apesar de viverem bem o presente, gostam de pensar sobre o mundo que deixarão para seus filhos, assim como prezam por vencer na vida de maneira diferente e original. 

É por isso que muitos deles gostam de temas relacionados ao empreendedorismo e inovação no mercado de trabalho.

Como se comunicar com essa geração?

Para se comunicar da melhor maneira com os mais jovens e fidelizá-los, é preciso produzir conteúdos que sejam de seu interesse, levando em conta seus anseios, necessidades e expectativas.

Algumas dicas são prezar por conteúdos que sejam:

Bem-humorado

Ser versátil e bem-humorado na linguagem não significa que o texto não possa falar de assuntos importantes e essenciais para a humanidade. 

O bom humor chama a atenção da Geração Z e prende a atenção.

Isso também não quer dizer que você tenha que fazer piadas em todas as suas campanhas. Seu texto pode ser informativo, ter tom mais sério e, ainda assim, ser gostoso de ler ou ver.

Entusiasmado

Ao falar sobre qualquer tema, demonstre que ele é interessante e que você se empolgou ao criá-lo. 

Isso transparece no tom de voz do texto e faz com que os jovens também se interessem e fiquem mais engajados.

Informativos

Para que possam mudar o mundo e a sociedade, os nascidos na Geração Z gostam de se manter informados, tanto das questões ambientais e sociais, como das novidades do mercado em si. 

Seja um novo produto, tecnologia, serviço ou forma de trabalho, eles estarão interessados.

A importância da produção de conteúdo ético

A nova geração, de fato, está engajada em temas importantes e não é da boca para fora. 

Sendo assim, é essencial entregar conteúdos que realmente façam sentido para sua empresa e que não sejam apenas para chamar a atenção dessa fatia da sociedade, pois eles também prestam atenção nas ações da sua empresa fora dos holofotes.

Como se comunicar com a Geração Z envolve não só o apelo lucrativo, mas o de auxiliar essa safra de jovens a terem informação de qualidade, conteúdos úteis e opiniões coesas.

Produzir conteúdo ético, com embasamento e focado em realmente fazer a diferença, seja ela qual for, é o que realmente importa e o fator que pode chamar a atenção genuína deles.

Quando o assunto é conteúdo de qualidade e ético, tanto para Geração Z como qualquer outra, a Luup! é referência! Somos uma agência de comunicação e conteúdo parceira de outras agências que precisam de uma mão na produção de textos diversos.

Fale conosco e saiba como funciona nosso trabalho!