A análise SWOT pode ser aplicada com eficiência em empresas de praticamente todos os segmentos e portes, inclusive em áreas como o e-commerce e o marketing digital.
Ela se tornou uma poderosa ferramenta de auxílio para as empresas compreenderem as reais condições em que se encontram os seus negócios, permitindo uma análise dos fatores internos e externos que podem auxiliar o sucesso de uma operação bem como prejudicar o seu andamento.
Isso possibilita a tomadas de decisões mais assertivas na elaboração de planejamentos estratégicos.
Continue lendo nosso post e saiba como a análise SWOT pode ser utilizada na operação de sua agência.
O que é análise SWOT?
A análise SWOT foi criada pelo pesquisador Albert Humphrey na década de 70 e popularizou-se a partir do livro ANÁLISE SWOT de Markus Hofrichter, que é um guia completo para seu desenvolvimento.
SWOT é uma abreviação de quatro termos em inglês:
- strengths (forças),
- weaknesses (fraquezas),
- opportunities (oportunidades),
- threats (ameaças).
A sigla ficou conhecida em português como FOFA.
A análise SWOT nada mais é que uma importante ferramenta de gestão, que foi criada há praticamente 50 anos e tem como base a análise dos atuais ambientes internos e externos que se encontra uma empresa.
Com ela o empreendedor tem conhecimento:
- das suas forças e fraquezas (ambiente interno),
- das oportunidades e ameaças (externo).
Compreenda melhor cada um desses fatores:
Forças
Como o próprio nome afirma, diz respeito ao conhecimento das potencialidades da agência e envolve a qualidade do serviço oferecido, preço competitivo, cumprimento de prazos e união da equipe.
É o que a agência faz e oferece de melhor!
Fraquezas
Saber quais são os pontos fracos em relação à concorrência, por exemplo, é fundamental para orientar a tomada de decisões.
Perguntas importantes devem ser respondidas, entre elas:
- O que o principal concorrente oferece de melhor? (preço, produto, cumprimento de prazo, assistência),
- Qual a estratégia que ele usa para ter mais clientes?
- O que e como minha agência pode melhorar?
É importante lembrar que essas respostas devem ser encontradas no ambiente interno da organização.
Oportunidades
As oportunidades são os potenciais que a agência pode explorar externamente para obter crescimento.
Elas podem chegar por meio de novas tecnologias que agilizem e otimizem os processos internos e a entregas de conteúdos, por exemplo.
Ainda pode se expressar na criação de parcerias com outras agências ou na ampliação da oferta de serviços que o mercado externo esteja necessitando.
Ameaças
As ameaças do ambiente externo precisam ser analisadas com cuidado e atenção dentro de planejamento.
Elas variam de acordo com o momento. Uma ameaça para uma empresa, por exemplo, pode ser ficar sem colaboradores especializados e capacitados para desenvolver os serviços que ela se propõe.
Uma agência precisa, por exemplo, estar preparada com estratégias para enfrentar a inconstância do mercado financeiro e a chegada de concorrentes poderosos.
Como utilizar a análise SWOT na sua agência?
A análise SWOT recebe o nome de matriz exatamente por se tratar de um quadro onde o empreendedor consegue identificar as quatro vertentes indispensáveis para um planejamento estratégico e assertivo da sua agência.
Utilizá-la é fácil, porque requer apenas o conhecimento da situação e o preenchimentos dos quadros.
Ela pode ser usada antes de elaborar planos e campanhas para seus clientes, o que vai assegurar estratégias mais precisas e melhorar os serviços e resultados da própria agência.
Independentemente da finalidade o importante é:
- definir e trabalhar para potencializar as forças e resultados,
- reconhecer e se esforçar para eliminar fraquezas e conquistar mais clientes,
- listar e ir atrás das oportunidades que irão possibilitar melhorias,
- identificar possíveis ameaças e se preparar para proteger-se delas.
Para realizá-la adequadamente é preciso ouvir todos os envolvidos na operação.
Que tal agora reunir sua equipe e realizar a análise SWOT na sua agência e deixar seu comentário de como foi a experiência?!
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