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A avaliação de desempenho para diagnosticar e analisar todos os resultados da operação de uma agência é de extrema importância para o sucesso da mesma. 

Trata-se de uma ferramenta de auxílio para analisar como uma equipe está trabalhando.

Ela permite a identificação de todos os traços positivos e negativos, bem como auxilia no direcionamento de novas soluções.

Quando realizada de forma correta ainda exerce o papel de fortalecer toda a equipe. 

Continue lendo nosso post e saiba como fazer uma avaliação de desempenho da operação da agência! 

Por que devo fazer uma avaliação de desempenho?

A avaliação de desempenho pode ser considerado como o exame preventivo da saúde de sua empresa e que vai proporcionar condições de melhoria.

A partir dela é possível:

  • mensurar o desempenho geral da empresa,
  • avaliar a performance de cada colaborador, 
  • identificar os pontos que precisam de melhoria, 
  • análise do desempenho coletivo, 
  • aumento da produtividade,
  • identificação e retenção de talentos,
  • dar e receber feedbacks,
  • definir novas metas,
  • elaborar novos planos de trabalho.

De forma resumida, a avaliação tem o papel de promover ações que vão ajudar na correção das falhas e melhorar o que já está dando certo. 

Como fazer uma avaliação de desempenho? 

As avaliações de desempenho devem ser realizadas de acordo com as necessidades de cada agência.

Elas sempre devem visar a melhoria profissional dos colaboradores que irá se refletir em benefícios para a agência. 

Existem vários métodos de executá-las que podem ser inseridos de acordo com a necessidade do colaborador, do gestor e da equipe. 

São eles: 

Autoavaliação

Nesse método o coordenador estabelece os critérios e pede para que cada profissional analise o seu próprio desempenho. 

É importante criar um ambiente descontraído para que cada colaborador se sinta seguro para falar sobre seus sentimentos de sucesso, frustrações e dificuldades.

Avaliação em equipe

Esse método é bastante utilizado para avaliação de desempenho. É a equipe que avalia a entrega de cada um dos membros e define soluções, objetivos e metas em comum. 

Quando bem direcionada ela é muito efetiva, pois leva cada colaborador a conhecer os demais membros da equipe, como pensam e o que sentem sobre seu desempenho. 

O coordenador deve tomar os devidos cuidados para que influências pessoais não afetem a avaliação e prejudique o resultado.

Avaliação 360º

Toda a operação de uma agência envolve outras pessoas além daquelas que fazem parte da equipe de produção. 

A avaliação 360 graus tem como base fazer com que o colaborador avaliado receba feedback não apenas de seus superiores e membros da equipe. 

Ela envolve as demais pessoas que de alguma forma estão envolvidas na atividade que ele desempenha, inclusive os clientes que a pessoa atende. 

Esse modelo é super válido porque a partir desse feedback geral tanto o líder como o profissional buscam soluções para melhorar toda a operação da agência.

Avaliação hierárquica

Essa avaliação de desempenho é realizada pelo superior direto do colaborador.

Geralmente é feita pelo gerente ou coordenador de equipe que está diretamente ligado às atividades do profissional e observa de perto seu desempenho e a qualidade do trabalho realizado por ele. 

Sinceridade e respeito por parte de ambos são fundamentais nesse processo.

Agora que você percebeu a importância e sabe como fazer uma avaliação de desempenho em sua agência, que tal seguir o Instagram da Luup! para conferir muitas outras dicas sobre o mercado?