A avaliação de desempenho para diagnosticar e analisar todos os resultados da operação de uma agência é de extrema importância para o sucesso da mesma.
Trata-se de uma ferramenta de auxílio para analisar como uma equipe está trabalhando.
Ela permite a identificação de todos os traços positivos e negativos, bem como auxilia no direcionamento de novas soluções.
Quando realizada de forma correta ainda exerce o papel de fortalecer toda a equipe.
Continue lendo nosso post e saiba como fazer uma avaliação de desempenho da operação da agência!
Por que devo fazer uma avaliação de desempenho?
A avaliação de desempenho pode ser considerado como o exame preventivo da saúde de sua empresa e que vai proporcionar condições de melhoria.
A partir dela é possível:
- mensurar o desempenho geral da empresa,
- avaliar a performance de cada colaborador,
- identificar os pontos que precisam de melhoria,
- análise do desempenho coletivo,
- aumento da produtividade,
- identificação e retenção de talentos,
- dar e receber feedbacks,
- definir novas metas,
- elaborar novos planos de trabalho.
De forma resumida, a avaliação tem o papel de promover ações que vão ajudar na correção das falhas e melhorar o que já está dando certo.
Como fazer uma avaliação de desempenho?
As avaliações de desempenho devem ser realizadas de acordo com as necessidades de cada agência.
Elas sempre devem visar a melhoria profissional dos colaboradores que irá se refletir em benefícios para a agência.
Existem vários métodos de executá-las que podem ser inseridos de acordo com a necessidade do colaborador, do gestor e da equipe.
São eles:
Autoavaliação
Nesse método o coordenador estabelece os critérios e pede para que cada profissional analise o seu próprio desempenho.
É importante criar um ambiente descontraído para que cada colaborador se sinta seguro para falar sobre seus sentimentos de sucesso, frustrações e dificuldades.
Avaliação em equipe
Esse método é bastante utilizado para avaliação de desempenho. É a equipe que avalia a entrega de cada um dos membros e define soluções, objetivos e metas em comum.
Quando bem direcionada ela é muito efetiva, pois leva cada colaborador a conhecer os demais membros da equipe, como pensam e o que sentem sobre seu desempenho.
O coordenador deve tomar os devidos cuidados para que influências pessoais não afetem a avaliação e prejudique o resultado.
Avaliação 360º
Toda a operação de uma agência envolve outras pessoas além daquelas que fazem parte da equipe de produção.
A avaliação 360 graus tem como base fazer com que o colaborador avaliado receba feedback não apenas de seus superiores e membros da equipe.
Ela envolve as demais pessoas que de alguma forma estão envolvidas na atividade que ele desempenha, inclusive os clientes que a pessoa atende.
Esse modelo é super válido porque a partir desse feedback geral tanto o líder como o profissional buscam soluções para melhorar toda a operação da agência.
Avaliação hierárquica
Essa avaliação de desempenho é realizada pelo superior direto do colaborador.
Geralmente é feita pelo gerente ou coordenador de equipe que está diretamente ligado às atividades do profissional e observa de perto seu desempenho e a qualidade do trabalho realizado por ele.
Sinceridade e respeito por parte de ambos são fundamentais nesse processo.
Agora que você percebeu a importância e sabe como fazer uma avaliação de desempenho em sua agência, que tal seguir o Instagram da Luup! para conferir muitas outras dicas sobre o mercado?
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