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A comunicação interna é um dos pilares que sustentam o bom desempenho de uma agência.

É por meio de um diálogo eficiente e constante que os colaboradores podem compreender melhor suas tarefas, alinhar sua atuação aos objetivos da gestão e alcançar os resultados esperados.

Mas, para que isso seja possível, é preciso entender de que maneira os seus colaboradores se comportam e qual abordagem é a mais eficaz para iniciar essa prática com cada um deles.

Afinal, mesmo que você tenha montado a sua equipe ideal, ela sempre será composta por pessoas diversas, que demandam estratégias comunicativas um pouco diferentes quando queremos chegar aos melhores resultados.

Por isso, preparamos esse conteúdo com os quatro estilos de comunicação interna que você pode encontrar na sua equipe, além de algumas dicas que vão ajudar a melhorar esse aspecto na sua agência. Vem ver!

Estilos de comunicação interna

A comunicação é um traço compartilhado por todos os seres humanos, mas a verdade é que nem sempre nos comunicamos da mesma forma.

Traços de personalidade, experiências prévias e o perfil comportamental de uma pessoa são fatores que influenciam a forma como ela interage com as demais.

Por isso, se você quer melhorar a comunicação interna na sua agência, é preciso conhecer os principais estilos com os quais você pode se deparar. Confira:

Dominante

Pessoas com o estilo dominante costumam ser confiantes e muito focadas nos resultados que querem obter, podendo até mesmo desenvolverem uma certa competitividade.

Ao interagir com esse perfil, é importante assumir uma postura desafiadora, mas também direcionar o colaborador para os objetivos da agência, evitando que ele se perca nas próprias metas.

Influente

Já os membros influentes da sua equipe são aqueles que socializam com naturalidade, se dão bem com todos e possuem a capacidade de deixar qualquer ambiente mais descontraído.

Apesar de dialogarem muito bem, lembre-se de garantir que eles mantenham o foco e que não estejam distraindo o restante do seu time com todo o charme da sua personalidade.

Analítico

Pessoas com perfil analítico costumam ser muito focadas e dedicadas a um desenvolvimento contínuo das suas habilidades, procurando sempre entregar bons resultados.

Nesse caso, vale a pena trabalhar com uma abordagem clara e objetiva, além de feedbacks mensuráveis, que ajudem os seus colaboradores analíticos a direcionarem sua atenção às prioridades da agência.

Estável

Por fim, há também os perfis estáveis, ou seja, aqueles que valorizam a constância e a tranquilidade na vida profissional, optando por funções com uma boa previsibilidade.

Essa sensação de segurança que os colaboradores buscam pode ser garantida por meio de um diálogo claro e um direcionamento preciso, evitando deixar dúvidas para trás.

Estratégias para potencializar a comunicação interna da sua agência

Em primeiro lugar, tenha em mente que uma boa comunicação interna é sinônimo de mais produtividade, processos mais eficientes e um clima organizacional muito mais leve. Por isso, sempre vale a pena pensar em boas estratégias para melhorá-la aí na sua agência.

Um bom caminho para começar esse processo é marcar reuniões regulares, em que a gestão e as equipes possam dialogar sobre as metas da agência, seus próximos passos e prioridades.

Mas esse deve ser um momento de diálogo, no qual os colaboradores se sintam bem-vindos a contribuir com a conversa ou mesmo tirar dúvidas.

Essa é uma boa estratégia para incentivar a comunicação coletiva, mas também pode ser interessante utilizar outras técnicas, que trabalhem diretamente com cada um dos membros da equipe.

Um bom exemplo são os feedbacks, um clássico da cultura empresarial que sempre traz bons resultados, apontando caminhos e possibilidades para cada um dos colaboradores.

Agora, para continuar aplicando melhorias à sua agência, continue por aqui e confira as 5 vantagens de utilizar o CRM para vendas!