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Até a mais humanizada das agências de publicidade precisa trabalhar com indicadores de produtividade, para acompanhar de forma assertiva os resultados das equipes.

Ao contrário do que algumas pessoas podem achar, uma agência pode ter um ambiente saudável e descontraído e mesmo assim manter metas específicas e métricas para mensurar o andamento dos objetivos.

Engana-se quem pensa que a flexibilidade de horários ou a adoção de gestões que são mais focadas na autonomia significam que a empresa não possui necessidades e determinados pontos que são fundamentais para a sua existência.

Seja qual for o tamanho da sua agência, é preciso atender com excelência os clientes atuais, bem como trabalhar na melhoria constante para que seja possível agradar os colaboradores e atrair ainda mais oportunidades de mercado.

Os indicadores de produtividade entram justamente para mensurar se a sua empresa está atuando dentro do planejamento, bem como identificar o que pode ser melhorado e o que fazer para então conseguir bater as metas.

Em vez de olhar esses indicadores como mais um ponto de pressão dentro da agência, direcione as equipes para vê-los como caminhos de como manter o sucesso e também não se esqueça disso. Boa leitura.

O que são os indicadores de produtividade e como eles funcionam?

Indicadores de produtividade são métricas para avaliar o desempenho e eficiência de processos, recursos ou atividades em uma empresa, como uma agência de publicidade, por exemplo. 

Esses indicadores são essenciais para medir a efetividade das operações e identificar oportunidades de melhoria. Eles oferecem uma visão objetiva do desempenho da empresa, possibilitando o monitoramento contínuo e a tomada de decisões embasadas em dados.

Esses indicadores funcionam por meio da coleta de dados e da análise deles em relação aos objetivos estabelecidos.

Com base nos resultados obtidos, é possível identificar gargalos, falhas ou pontos de excelência, permitindo ajustar estratégias, otimizar processos e direcionar recursos de maneira mais eficiente.

Tipos de indicadores de produtividade para ficar de olho

Como é de se imaginar, existem diferentes tipos de indicadores para justamente trazer um olhar segmentado sobre cada ponto de produção da sua agência. Conheça a seguir os principais.

Qualidade

Indicadores de qualidade medem a eficiência dos processos de produção ou prestação de serviços a partir dos padrões estabelecidos pela agência. Eles incluem métricas, como taxa de defeitos, satisfação do cliente, retrabalho e tempo médio de solução de problemas. 

Monitorar indicadores de qualidade ajuda a identificar áreas que precisam de melhorias para garantir que a empresa entregue produtos ou serviços de alto padrão.

Estratégia

Já esse tipo está ligado ao desempenho da empresa em relação aos objetivos estratégicos traçados. Eles podem incluir métricas como metas de crescimento de receita, participação de mercado, expansão geográfica e entre outros. 

Esses indicadores permitem acompanhar se a empresa está avançando em direção às suas metas e se as estratégias adotadas estão surtindo o efeito desejado.

Inovação

Os indicadores de inovação medem a capacidade da empresa em introduzir novos produtos, serviços ou processos que agreguem valor aos clientes e diferenciem a organização dos concorrentes

Eles tendem a ter métricas como investimento em pesquisa e desenvolvimento e taxa de lançamento de novos produtos. 

O monitoramento desses indicadores auxilia a empresa a manter-se competitiva e relevante no mercado em constante evolução.

Competitividade

Indicadores de competitividade permitem avaliar o posicionamento da empresa em relação aos concorrentes, incluindo métricas como participação de mercado, índices de satisfação dos clientes em relação à concorrência e comparações de preços. 

O acompanhamento desses indicadores ajuda a identificar vantagens competitivas, bem como áreas que precisam ser aprimoradas para fortalecer a posição da empresa no mercado.

E aí, pronto para usar os indicadores de produtividade dentro da sua agência? Aproveite para também mergulhar no setor de gestão e entender as principais desvantagens da estrutura organizacional linear para agências.