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As redes sociais tomaram proporções gigantes na sociedade, por isso fazer conteúdos inclusivos para esses ambientes tornou-se uma necessidade crescente.

Pessoas com deficiência visual e auditiva também usam essas plataformas e não se sentem confortáveis quando encontram barreiras para compreender um conteúdo por completo.

Inclusive, é discriminatório criar qualquer material que seja sem pensar em todos que irão recebê-lo. Pense como você se sentiria ao se deparar com um post interessante, mas que não pudesse conferir do que se trata completamente.

Além de ser incompleto, geraria no mínimo uma frustração, certo? É o que ocorre quando um conteúdo não é acessível, o que hoje em dia é algo simples de fazer, tornando a internet mais democrática.

Não se preocupar em adaptar os seus posts é muito mais trabalhoso, já que poderá ter que se explicar depois. Então, é mais fácil apenas adaptá-lo no momento de criar.

Entenda, neste post, a importância de criar conteúdos inclusivos para redes sociais e como realizar isso de forma simples, fazendo parte do cotidiano da sua marca.

Continue por aqui e surpreenda-se com as possibilidades e benefícios da inclusão.

Como criar conteúdos inclusivos para redes sociais?

Sabia que a parcela de pessoas com algum tipo de deficiência ou limitação para compreender 100% dos conteúdos presentes na internet ultrapassa a marca de um bilhão?

Há quem use a desculpa de que o trabalho para adaptar um conteúdo é bem maior do que a quantidade de pessoas que o irão consumidor. Será que essa é a verdade mesmo? Podemos ver que não.

É fundamental para qualquer marca na internet focar as suas estratégias para todos os tipos de públicos que fazem parte da sua audiência e corpo de colaboradores, mesmo que seja uma parcela relativamente pequena, são extremamente importantes.

Confira a seguir algumas formas de tornar os seus posts mais inclusivos. 

#paratodosverem 

Provavelmente, você já deve ter se deparado com essa hashtag ao navegar por aí. Trata-se de uma forma de identificar que aquela imagem ou vídeo possuem descrição para que uma pessoa com deficiência visual de qualquer natureza possa entender o post.

Essa prática transforma elementos visuais em textos, mas devem ser feitos por um profissional. Não basta dizer do que se trata a imagem, já que é mais complexo do que possa parecer para quem não está dentro desse mundo ainda.

Além de ser inclusiva, essa forma de adaptar conteúdos mostra a sua preocupação com os deficientes visuais, aumentando também a credibilidade da sua marca perante o mercado.

Emojis

Em vez de usar emojis feitos de caracteres, como, por exemplo, o “:3”, prefira os emojis de imagem, presentes nos próprios teclados dos smartphones.

Para pessoas que usam leitores digitais para descrever os conteúdos, esses caracteres passam despercebidos, deixando o texto menos expressivo. Os emojis de imagem, por exemplo, são facilmente descritos.

Cores

Em vez de fazer um post sobre uma imagem ou uma miscelânea de elementos visuais, foque em artes com fácil leitura, de preferência com textos bem curtos e um fundo contrastante.

Não se esqueça que existem diferentes tipos de perda visual e pessoas que enxergam com 30% da visão, por exemplo, precisam de auxílio para ler.

Linguagem simples e neutra

Por que complicar os termos e criar materiais de difícil entendimento? Além de diminuir a aceitação dos seus conteúdos, torna o engajamento e a relação com os seguidores menor.

Desse modo, foque em usar termos simples e que expressam o que você quer passar. Em vez de dizer: “não fique preocupada”, prefira usar: “não se preocupe”, o que torna a frase neutra, mas sem perder o seu sentido.

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