Skip to main content

Elaborar títulos criativos é o primeiro passo para conseguir fisgar a atenção do leitor, eles têm o papel fundamental de convidar alguém para aquela leitura. 

Quem produz conteúdo quer que o seu conteúdo tenha um bom engajamento digital, seja compartilhado e chegue a um grande número de pessoas, o título tem um papel importante para quem deseja alcançar todos estes objetivos. 

Ao escrever um texto na escola, normalmente ninguém dá muita atenção ao título e muitas vezes continuamos seguindo sem dar a ele o valor que merece.

Para que o usuário clique no link, ele precisa ficar curioso para ler o conteúdo e o título tem a capacidade de gerar este interesse, por isso é tão importante dar mais atenção a esta parte do conteúdo. 

Pensando nisso, trouxemos algumas dicas que irão ajudar no processo de elaboração de títulos criativos, confira! 

Qual a importância de investir em títulos criativos?

Para entender melhor a importância dos títulos criativos, pense em como seria estranho um jornal sem manchetes

No jornalismo elas são as grandes responsáveis por despertar o interesse pelas matérias publicadas. Afinal de contas, muitas vezes as pessoas dão uma olhada mais geral nas páginas principais e são as manchetes que acabam despertando o interesse por algum texto. 

Para a criação de conteúdo, é possível seguir este mesmo raciocínio. Se o objetivo é cativar a atenção de alguém para algum conteúdo, as palavras que irão compor o título precisam ser convincentes. 

Ideias de títulos criativos

No marketing digital definir bem a persona é fundamental para fazer com que os conteúdos cheguem até o público alvo, esta informação também deve ser utilizada no mercado de pensar nos títulos criativos. 

Sabendo para quem está sendo direcionado o texto, fica mais fácil pensar em títulos que se destaquem e convide o público para a leitura. A seguir separamos três tipos de títulos que cumprem bem esta função. 

Títulos com lista

Listas são excelentes para despertar a curiosidade das pessoas, então, criar títulos com elas, certamente vão despertar o interesse do leitor. 

Outro detalhe que também pode ser utilizado para atrair a atenção é usar os numerais ao invés de escrever o número, por exemplo: quais são as 5 maiores empresas do mundo? 

A presença de um número no meio de tantas palavras faz com que o título se destaque. 

Títulos com promessa

Criar expectativa é outra coisa que gera bastante curiosidade nas pessoas, inclusive ela é bastante utilizada como estratégia de marketing

É exatamente esta sensação que os títulos com promessas trazem à tona. Se o texto trará a solução de algum problema, prometa no título que ali estará a resposta que o leitor procura. 

Um exemplo deste tipo, pode ser: descubra como conseguir mais engajamento nas redes sociais. 

Títulos de “Como fazer”

Outra categoria de títulos criativos para chamar a atenção do público são os que envolvem tutoriais. 

Mesmo nos casos que o leitor não está realizando procurando como fazer algo, o simples fato do título trazer esta informação, já atrai a atenção para o texto. 

Como fazer um post otimizado? É um exemplo de título que pode ser utilizado em um conteúdo que explique sobre otimização. 

Seguindo essas dicas, seus títulos irão se destacar! Lembre-se, é importante cuidar para que o texto e o título estejam em sintonia, não deixe de entregar as informações que foram prometidas. 

Precisando de soluções em marketing digital para a sua agência? É só contar com a Luup!