Com o período de pandemia em que estamos vivendo, as pessoas nunca se sentiram tão sozinhas e isoladas. Sendo assim, a expressão cultura da produtividade ganhou ainda mais notoriedade.
Isso devido ao trabalho home office, que repercutiu diretamente na saúde mental dos trabalhadores, fazendo eles ficarem cada vez mais preocupados com os seus resultados.
Ser produtivo tornou-se uma obrigação.
Por essa razão, não é comum encontrar pessoas que estejam estendendo as suas jornadas de trabalho. Isso porque muitas das nossas referências nesse âmbito foram perdidas.
O que é cultura da produtividade?
Vivemos um momento em que tudo o que fazemos pode ser quantificado de algum modo e no trabalho não é diferente. Essa expressão, aparentemente, ganhou uma nova perspectiva com a pandemia.
Nesse sentido, a cultura da produtividade nada mais é do que a necessidade que o ser humano desenvolveu de a todo momento precisar realizar alguma tarefa, independente das consequências que isso cause.
O que essa cultura pode gerar na equipe?
Essa cultura da produtividade também repercutiu nas equipes e diretamente na saúde mental. Uma pesquisa destacou vários problemas decorrentes dessa necessidade de ser produtivo.
Dentre eles, estão transtornos, como a Síndrome de Burnout, diretamente relacionada ao excesso de trabalho.
Além disso, o estudo destacou que essa pressão pode refletir negativamente na saúde da equipe, já que as pessoas estão deixando de lado outros aspectos essenciais da vida, como o lazer e o cuidado consigo mesmas.
Não muito longe disso, surgiram outros problemas, como insônia, dor na lombar, dor encefálica e mulheres com piora no período pré-menstrual. Além, é claro, do medo.
Esse medo apresenta-se, principalmente, pelas incertezas do momento atual. Sendo assim, surge uma necessidade de provar-se e mostrar-se útil, mesmo trabalhando home office.
Dessa forma, as pessoas estão tentando entregar muito mais do que podem ou do que conseguem realizar. Até como uma forma de lidar com tudo que está acontecendo no mundo. Por isso, há riscos na cultura da produtividade.
Outro aspecto diz respeito à intensificação do álcool, o medo de perder alguém e o aumento do sedentarismo. O contato com amigos também foi diminuído e tudo isso causou um considerável aumento nos índices de ansiedade.
Como prevenir problemas com a equipe?
Sem dúvida, o mais importante para prevenir problemas com a sua equipe diz respeito a saber ouvi-la e a compreendê-la.
Será que você os conhece suficientemente e é um líder proativo na resolução de problemas, sempre em busca de motivá-los?
Uma sugestão é realizar uma pesquisa dentro da sua empresa, para identificar futuros problemas ou com o intuito de entender como os seus colaboradores estão se sentindo.
Busque saber como as decisões afetam o trabalho e o que eles esperam que você faça para melhorar esse ambiente, que precisa ser prazeroso e acolhedor.
Após o levantamento de dados, você poderá traçar estratégias para lidar com essas questões. Certamente, mostrar-se mais preocupado e atento à sua equipe fará com que se aproximem, melhorando, assim, a relação de trabalho.
É necessário considerar a importância de funcionários saudáveis, principalmente quando se trata de saúde mental.
Uma equipe doente trará poucos resultados, comparada a outra com abertura para falar, descobrir-se, dialogar e perceber o que pode ser modificado de modo a promover melhorias.
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