Skip to main content

Ótimos aliados da criatividade e considerados parceiros na hora de desenvolver ideias, os livros para redatores são indicados para todos os níveis de experiência, desde estagiários até os mais experientes.

Escrever várias horas por dia, considerando diferentes temas, tons de voz, clientes, etapas de funil e diversos outros fatores é desafiante até para quem é especialista e trabalha em uma agência.

Por isso, é normal que nem todos os dias a criatividade aflore da mesma forma ou que o redator consiga bater sua meta de palavras. 

No entanto, é preciso compreender que isso é comum e já aconteceu com muitas outras pessoas, motivando-as a criar dicas e ferramentas para auxiliar nesses gargalos de produção.

Entre elas, podemos citar os livros para redatores, criados por outros redatores, publicitários, escritores e demais especialistas.

Confira a lista de 8 livros que separamos para ajudar você no processo de criação.

8 livros para redatores

Para escrever com maestria é preciso ler bastante. Aproveite e confira a seleção que fizemos para auxiliá-lo.

As armas da persuasão – Robert B. Cialdini

De fato, ele não está diretamente ligado à escrita, mas está dentro da nossa lista de livros para redatores, pois faz muito sentido para pessoas que já trabalham na área de comunicação e publicidade.

Ele auxilia criadores de conteúdo e publicitários a desenvolverem gatilhos mentais para persuadir clientes em potencial.

O título de Robert B. Cialdini retrata temas como reciprocidade, comprometimento, aprovação social, escassez e afeição, de forma a ensinar formas interessantes de como colaboradores de diferentes empresas podem obter engajamento dos leads.

Confissões de um publicitário – David Ogilvy

Considerado um dos maiores nomes da publicidade, David Ogilvy já escreveu diversos livros para redatores e sobre essa área, sendo que este, especificamente, é um dos mais renomados de sua carreira.

Nele, David relata a sua experiência no setor, além de dar dicas e contar como funciona uma agência.

É ideal para quem está começando na área e quer dicas essenciais para escrever bons anúncios e crescer na carreira.

A voz do escritor – A. Alvarez

Esse livro aborda uma questão essencial, que é o estilo próprio de cada escritor. É muito importante para fugir dos clichês e encontrar a sua essência na hora de escrever.

Todo mundo tem seu estilo próprio de escrita e com esse título você conhecerá meios para encontrar o seu e aprimorá-lo.

Marketing de conteúdo épico – Joe Pulizzi

No universo da redação, existem diversas possibilidades, por exemplo, escrever para um jornal diário ou para um blog empresarial, na internet.

No entanto, para poder escrever bem em qualquer plataforma, o redator deve compreender as características de cada área e suas necessidades.

Com essa obra de Joe Pulizzi, você poderá compreender tudo sobre a redação desse tipo de marketing, que ocorre na internet e serve para atrair clientes em potencial, convencê-los, entre outros objetivos.

So you think you can write? – Julia McCoy

So You Think You Can Write? : Julia McCoy : 9781519383228

Esse é um dos principais livros para redatores, principalmente os iniciantes, de forma a ensinar as diferenças entre os textos “comuns” e os direcionados para marketing digital e suas ferramentas.

Disponível só em inglês (ainda), esse pode ser uma porta de entrada para demais títulos a respeito dessa área.

Ler, pensar e escrever – Gabriel Perissé

Trata-se de um dos livros para redatores que, em vez de ensinar técnicas específicas para escrever sobre temas e estilos diferentes, traz uma visão geral sobre o método de criação dos produtores de conteúdo.

Com ele, você entenderá a importância de que, quanto mais ler, mais terá conhecimento e, consequentemente, melhor irá escrever.

The Copywriter’s Handbook – Robert W. Bly

Essa obra é para redatores que já possuem certa familiaridade com o marketing digital, mas querem se aprofundar nesse mundo repleto de oportunidades e conhecer profundamente o copywriting.

Nessa criação de Robert W. Bly, você poderá aprender a criar subtítulos interessantes, títulos de e-mail marketing atraentes e até mesmo como ter uma vida de freelancer de sucesso.

Manual da boa escrita – Maria Tereza de Queiroz Piacentini

Como o nome indica, este livro aborda temas essenciais para uma escrita de qualidade, como o uso correto de vírgulas, crase e demais fatores.

Muito importante para o dia a dia dos redatores, visto que a escrita é um exercício diário e deve ser aperfeiçoada sempre.

Gostou da nossa indicação de livros para redatores? Aproveite para continuar em nosso blog e entender mais sobre a relação entre criatividade e pressão, e como o design thinking pode ajudar a alcançar resultados.