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O bounce rate, também conhecido como taxa de rejeição, é uma das métricas mais importantes para acompanhar o desempenho das suas ações de marketing.

Essa taxa pode ser avaliada em diferentes contextos, desde o site de uma marca até o e-mail marketing, já que o objetivo de ambos é sempre instigar alguma ação por parte do usuário.

Assim, quando essa ação não acontece e o usuário decide sair de uma página sem realizar qualquer tipo de interação com ela, vale a pena estudar o caso e entender o que há de errado.

Esse é um indicador fundamental para verificar a eficácia de certas estratégias e identificar o que pode ser melhorado para que elas obtenham resultados melhores.

Quer saber mais sobre o bounce rate? Acompanhe o conteúdo e entenda tudo sobre ele!

O que é bounce rate?

Antes de mais nada, vamos retomar esse conceito.

O bounce rate, ou taxa de rejeição, é uma métrica que aponta o percentual de usuários que acessam uma página e saem dela sem realizar qualquer tipo de interação.

Essas interações podem acontecer de diferentes formas: acessando uma outra página, clicando em um link, fazendo um download ou mesmo uma compra.

Nesse sentido, essa métrica informa também o desempenho das suas páginas e a eficiência com que elas estão sendo elaboradas.

Afinal, toda página criada em um site deve ter como um de seus objetivos o de levar o visitante a realizar uma nova ação, como as que mencionamos acima. É para isso que utilizamos as famosas Calls to Action (CTAs).

Ou seja, se esse objetivo não está sendo cumprido, é preciso entender o motivo e corrigir o problema para obter resultados melhores.

Casos de bounce rate: site e e-mail marketing 

O site e o e-mail marketing são dois contextos em que é muito comum observar uma alta taxa de rejeição por parte dos usuários.

No primeiro caso, alguns motivos que podem levar a um bounce rate alto são:

  • experiência de usuário ruim,
  • layout confuso,
  • baixa velocidade de carregamento,
  • falta de CTAs para outras páginas,
  • CTAs mal elaboradas,
  • conteúdo muito raso.

Já no caso do e-mail marketing, é importante considerar tanto a estruturação do conteúdo quanto a sua lista de leads, que pode estar desatualizada. Alguns fatores que aumentam a taxa de rejeição nesse contexto são:

  • endereços de e-mail desativados,
  • leads que se cadastraram com endereços de e-mail fictícios, 
  • caixas de entrada lotadas,
  • títulos que não condizem com o conteúdo.

Como transformar o bounce rate em conversão?

Para mudar essa realidade e começar a melhorar as taxas de conversão, o primeiro passo é analisar cada uma das páginas em que o bounce rate está alto e identificar o que está causando o problema.

Você pode começar essa análise com a ajuda do Google Analytics, que é a ferramenta mais utilizada para acompanhar essa métrica.

Em alguns casos, ações simples, como melhorar o layout do site e elaborar CTAs mais convincentes, podem ser bastante eficazes para diminuir a sua taxa de rejeição.

Já no caso do e-mail marketing, vale a pena analisar a sua lista de contatos de leads e fazer uma limpa de tempos em tempos, eliminando aqueles endereços que não estão trazendo bons resultados.

Assim, você terá um desempenho melhor nas suas ações e poderá aumentar as taxas de conversão.

Agora que você já está por dentro desse assunto, continue por aqui e descubra como fazer a análise de resultados das ações de marketing