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O título de e-mail marketing é fator decisivo para o leitor abrir ou não a mensagem. Logo, ele precisa ser inteligente e instigante para o usuário.

O e-mail continua sendo uma poderosa ferramenta de conversão. Segundo dados da Statista, empresa alemã especializada em dados de mercado e consumidores, em média são enviados 8,32 bilhões de e-mails por dia somente no Brasil.

Esses dados foram apurados no dia 18 de outubro de 2021 e outra pesquisa da mesma empresa aponta que 41% das empresas B2B usam esse canal para anunciar e vender produtos.

No entanto, um dos grandes desafios para quem elabora conteúdo é criar um título que consiga chamar a atenção do leitor para abrir a mensagem. 

Quer saber como fazer isso? Continue a leitura.

5 dicas para criar título de e-mail marketing que converte

Há algum tempo um estudo da Convince&Convert, uma consultoria em marketing digital, mostrou que 82% dos profissionais criam o título de e-mail marketing com linha de assunto contendo 60 caracteres ou menos.

Isso acontece porque boa parte das mensagens são lidas nos dispositivos móveis e títulos muito longos podem ser desestimulantes para o leitor devido o tamanho da tela. 

Nesse sentido, o mesmo estudo informa que a maioria das linhas de assunto apresentam em média 43,85 caracteres.

Por outro lado, a mesma fonte informa que 35% dos usuários somente abrem suas mensagens se considerarem o assunto interessante e essa decisão gira em torno de 3 segundos.

Confira algumas dicas de como criar título de e-mail atrativo e no tamanho certo.

Especifique o seu público-alvo

Para produzir conteúdo e criar título de e-mail marketing inteligente e atraente, você precisa saber quem está lendo a mensagem do outro lado.

Logo, o primeiro passo é especificar o público-alvo do seu cliente, a partir desse reconhecimento suas mensagens serão mais segmentadas e personalizadas.

A segmentação do público ajuda a gerar conteúdos exclusivos, fazendo o lead se sentir parte integrante de um grupo especial e seleto de clientes, o que aumenta a chance dele abrir a mensagem.

Invista em perguntas criativas

Perguntas instigantes e criativas são excelentes alternativas para título de e-mail. 

Uma pergunta bem elaborada pode estimular o interesse ou aguçar a curiosidade do leitor, por isso o título pode ser feito de várias formas, com objetivos diferentes.

Exemplos:

  • Qual seria a viagem dos seus sonhos? – Curiosidade em descobrir,
  • Quer fazer a viagem dos seus sonhos? – Interesse em saber.

Evite termos extremamente comerciais

Evite termos que deem a conotação de uma mensagem apenas com o intuito comercial e às vezes até apelativa, dando uma sensação de desconforto para o seu cliente.

Títulos de e-mail que enfatizam promoção, desconto, oferta, crédito e oportunidades de negócios podem não ser bem-vindos para o usuário, além de serem considerados spam, o que vai influenciar diretamente na entrega das mensagens.

Apresente estatísticas interessantes

Criar título de e-mail marketing trazendo estatísticas, números, percentuais e outros dados interessantes pode ser uma boa estratégia para despertar a atenção do usuário para a sua mensagem.

Os dados precisam ser verdadeiros, atuais e de interesse do seu público.

Considere o uso de emojis

O uso de emojis ainda é controverso entre os produtores de conteúdo e até mesmo para as empresas.

Alguns profissionais pensam que eles podem dar um caráter não muito sério às mensagens. 

Para quem tem dúvidas a respeito, é importante frisar que o CRM Lab, ferramenta de automação de vendas, informa que títulos de e-mail com emojis têm uma taxa de abertura 56% maior que as mensagens que não contêm as figuras.

Sem contar que 44% dos consumidores preferem comprar produtos anunciados com emojis, em e-mails e posts.

Portanto, dependendo do seu público, considere utilizá-los em seus títulos e conteúdos.

Agora que você conferiu nossas dicas para elaborar títulos atrativos e inteligentes, que tal continuar a leitura e descobrir também como ter mais resultados com o e-mail marketing?