Quando o assunto é SEO, utilizar ferramentas para analisar a qualidade das produções é muito importante, uma delas é o nível de escaneabilidade no Yoast.
Yoast é um plugin do WordPress que serve como um árbitro do seu conteúdo. Além disso, é uma das ferramentas mais conhecidas no mundo do SEO devido a seu uso fácil, gratuidade e manuseio simples, que permite a utilização tranquila até mesmo de quem está começando.
Seu principal foco é alertar em vermelho e verde determinados fatores que podem ser otimizados, para apresentar resultados melhores organicamente, o que é foco de quem cria com essa estratégia.
Essa aplicação funciona simulando os algoritmos do Google conforme as principais regras, ajudando você a adequar seu texto o máximo que puder, para quando for indexado conseguir boas posições e atender os objetivos da empresa.
No entanto, dentro de todos esses fatores que a utilização considera, está a escaneabilidade no Yoast, que gera muitas dúvidas até mesmo em produtores com certa experiência.
De fato, no mundo do marketing digital, é comum que existam centenas de termos e conceitos, o que pode deixar algumas pessoas com dúvidas.
Mas fique tranquilo, neste post falaremos tudo que você precisa saber sobre esse termo e o motivo de, mesmo sendo um grande parceiro do SEO, algumas vezes ser melhor confiar unicamente em seu trabalho como produtor de conteúdo. Confira.
O que é escaneabilidade?
Apesar de ser muito comum falar sobre escaneabilidade no Yoast, é importante primeiro entender o que significa esse termo, que influencia na hora do seu texto ser avaliado pelos buscadores.
Então, essa noção nada mais é que a facilidade de um material ser lido e compreendimento rapidamente, sem a necessidade de ser relido muitas vezes. Trata-se de um conjunto de ações para ele ter fácil assimilação.
O ideal é que em poucos segundos o leitor consiga entender sobre o que aquela publicação está falando, seus pontos em destaque, links externos e internos, assim como subtítulos e dentre outros pilares organizacionais.
No entanto, como seu conteúdo passará pelo Google, apesar de confiar na sua experiência, é preciso analisar com outro olhar essa facilidade de leitura. Algumas ferramentas podem ajudar, como a análise de escaneabilidade no Yoast.
Sendo assim, ela pode auxiliar em determinados termos, frases e formato do texto, já que grandes blocos de informação, mesmo que tenham linguagem acessível, podem ser de difícil leitura.
A escaneabilidade afeta o SEO?
Ao falar em SEO, existem fatores de ranqueamento diretos, como o uso correto e qualidade das palavras-chave, erros de português, meta descrição adequada e URL simples, por exemplo.
No entanto, há aqueles indiretos, como o tratado aqui, que não irão ser motivo direto de penalização do seu texto, mas que é muito importante se atentar, porque estão diretamente ligados à experiência do usuário.
Inclusive, é muito importante que ao escrever textos na internet você se preocupe com os algoritmos do Google. Porém, tenha sempre em mente que pessoas de verdade irão ler seus conteúdos e elas é que podem virar seus clientes.
Por isso, analisar a escaneabilidade no Yoast e fazer melhorias em suas produções é importante para que o tempo de leitura dentro do seu site aumente, o que pode afetar tanto o SEO quanto as suas vendas e metas da empresa.
Preciso deixar tudo verdinho na escaneabilidade no Yoast?
Agora que você sabe porque é importante preocupar-se com essa condição de análise, falaremos de uma dúvida muito comum de pessoas que estão lidando com a ferramenta: a necessidade de segui-la 100%, garantindo que todo seu texto fique verdinho.
Apesar de ser uma ferramenta muito boa, quando se fala em otimização, seja a quantidade de palavras-chave, qualidade da URL, meta description, dentre outros fatores essenciais para o SEO, o Yoast é apenas uma ajuda.
Sendo assim, nada irá substituir o olho humano, então se você perceber haver a indicação de alterações que podem fazer com que se perca a qualidade de leitura, não faça.
Além disso, é interessante salientar que esse é um plugin atualizado do inglês e todas suas otimizações são baseadas no idioma estrangeiro, que tem uma formulação bastante diferente do português.
Como ter uma boa escaneabilidade?
Quer melhorar o SEO, assim como a experiência do seu leitor? Após fazer a escaneabilidade no Yoast, aproveite também para se atentar a fatores como os que indicaremos a seguir.
Parágrafos curtos
Parágrafos de uma a três linhas, com palavras fáceis e que permitem fácil transição entre as frases é importante. Evite termos complicados ou que precisem de uma grande explicação para fazerem sentido.
Principalmente ao fazer textos grandes, é importante levar em conta que as pessoas podem se cansar ao lerem conteúdos cansativos ou que façam desistir no meio do caminho.
Frases simples
Muitas vezes, duas sentenças podem ser suficientes para expor uma ideia, sem necessidade de grandes parágrafos que viram blocos de textos, podendo até embaralhar a vista dos leitores.
O famoso “menos é mais” encaixa quando se fala em escaneabilidade no Yoast e também para seus leitores, então se atente em focar na simplicidade.
Leitura fluida e natural
Por falar em simplicidade, focar em uma leitura fluida e natural é importante. Portanto, leia várias vezes o conteúdo, mude termos quando possível e tenha em mente que pessoas de todas as idades, culturas, gêneros e com conhecimentos variados irão ler.
Evite palavras em inglês ou que são muito usadas em determinado grupo social, como os famosos memes que pessoas mais jovens usam, por exemplo.
Imagens e vídeos
Imagens que tenham relação com o tema, assim como alguns vídeos, que inclusive podem ser de terceiros, são uma forma de tornar a leitura menos maçante e mais prazerosa.
Principalmente em e-books ou textos de blog, com uma grande quantidade de palavras, pode ser um grande aliado para o sucesso.
Agora que você sabe tanto sobre os requisitos do SEO quanto do Yoast, percebeu que dependendo da situação não é uma boa ideia substituir os bons e velhos olhos humanos.
Aproveite para continuar por dentro desse mundo, fique por aqui e leia também sobre por que fazer otimização de um conteúdo?
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