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Certamente, um dos maiores desafios na criação de uma linha editorial envolvente e que faça sentido ao marketing de conteúdo dos seus clientes, é identificar assuntos relevantes para o blog deles.

É bem verdade que parece algo simples de se fazer a princípio, no entanto, se a escolha dos temas não for feita adequadamente, toda a estratégia para valorizar a marca ou o profissional pode ir por água abaixo.

Isso porque o marketing de conteúdo é o cerne de toda comunicação entre o cliente e sua audiência.

E, quando há muitos ruídos ou falhas em pontos centrais nessa relação, os resultados podem ser baixos ou inexistentes.

Contudo, alguns passos podem ajudá-lo a não só identificar assuntos relevantes para o blog, mas também ordená-los de maneira persuasiva, cativando os leitores. Continue lendo e saiba mais!

4 passos para identificar assuntos relevantes para o blog

Agora que você já entendeu a importância de identificar assuntos relevantes para o blog, confira algumas dicas para isso:

1 – Pense nas dores e interesses da persona

Quando falamos em identificar assuntos relevantes para o blog, sem dúvidas, o primeiro passo é entender de forma clara quais são as dores e interesses da persona.

Ou seja, é necessário saber o que passa dentro da cabeça da audiência e usar essas informações para identificar quais assuntos podem ir de encontro aos seus maiores problemas ou desejos latentes.

Sendo assim, é válido analisar fatores que fazem parte da rotina da persona, como, por exemplo:

  • principais interesses,
  • tipos de desafio em comum, 
  • hábitos, 
  • como funciona seu consumo de informações.

Uma coisa é certa: você vai ter mais facilidade para identificar assuntos relevantes para o blog do seu cliente se considerar as dores e interesses da audiência dele.

2 – Tenha controle de tudo que já foi publicado

O segundo passo é fazer uma varredura nos conteúdos antigos do blog do cliente.

Você precisa ter controle de tudo o que foi publicado anteriormente para não produzir conteúdo repetido ou sem estratégia.

Embora nada o impeça de sugerir conteúdos com uma linguagem diferente dos que foram feitos ou criar materiais para complementá-los, é importante ter esse controle.

Sem contar que você pode analisar quais foram as métricas dos outros conteúdos (quantidade de acessos, engajamento e conversões) e expandir seu conhecimento sobre as dores e interesses da audiência que comentamos acima. 

3 – Busque referências 

Outro ponto importante é se inspirar em sites, portais, blogs ou nomes que sejam referências na área, além de materiais estrangeiros ou da própria concorrência do cliente.

Dessa forma, ótimas ideias podem surgir para que você trabalhe em conteúdos com um contexto diferente do abordado pelas referências, propondo discussões mais completas e relevantes para os leitores.

A criatividade nasce da combinação de ideias existentes e você pode se aproveitar muito bem disso para identificar assuntos que vão agregar valor para o seu público.

4 – Pesquise palavras-chave

A realização da pesquisa de palavras-chave também é um ótimo meio de encontrar bons temas, além de ser etapa que não pode ser deixada de lado.

Ferramentas como o Ubersuggest, por exemplo, são bem úteis nesse sentido.

Lá você pode saber das palavras-chave ranqueadas pelos seus concorrentes, além do volume médio de busca de cada uma delas.

A partir desses dados, fica mais fácil definir a melhor palavra-chave do tema em questão – assim como outras secundárias – para criar um conteúdo relevante e presente nas primeiras posições do ranqueamento do Google.

O ponto é: a pesquisa de palavras-chave amplia sua visão e permite identificar com mais facilidade os assuntos relevantes para o blog dos seus clientes.

Por fim, o marketing de conteúdo dos seus clientes se torna muito mais assertivo quando se desenvolve estrategicamente, considerando esses 4 pontos que citamos.

Você consegue identificar assuntos relevantes para o blog, além de ordená-los de uma maneira atrativa, o que promove o engajamento da audiência e leva pessoas para determinadas ações sugeridas através das CTAs.

Nesse sentido, uma conexão cada vez mais forte entre o cliente e seu público é formada.

Por outro lado, isso é exatamente o que não vai acontecer se os temas escolhidos para produção de conteúdo do blog dos seus clientes forem baseados por pura intuição ou estratégias falhas.

Então, se você quer identificar assuntos relevantes para o blog, formando uma linha editorial que dialogue de verdade com o leitor, conte conosco!

Somos uma empresa especialista na produção de conteúdo de qualidade para agências, por meio de quatro pilares:

  • consciência,
  • eficiência,
  • estratégia,
  • respeito.

Sabemos da responsabilidade e importância de influenciar pessoas com informações concretas e autênticas. Por isso, o nosso lema é o seguinte: conteúdo é coisa séria.

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