Você já parou para pensar sobre a importância do posicionamento digital para uma marca?
Essa é mais uma forma de criar um vínculo com o público e fazê-lo se interessar por uma empresa!
No post de hoje falaremos a respeito desse tema e como usar o posicionamento digital para fazer uma estratégia de marketing mais relevante para o seu cliente ou agência.
O que é posicionamento digital?
Atualmente, muito se fala sobre marketing e como fazer uma marca crescer e se tornar conhecida.
Entretanto, é preciso pensar e planejar para que esse crescimento aconteça de maneira positiva e concreta, e é disso que se trata o posicionamento digital.
É através dele que o público consegue enxergar a marca do jeito como a empresa quer ser vista.
Para isso acontecer, é necessário ter alguns pontos bem definidos, um deles é conseguir identificar quem é o público alvo para, assim, criar uma persona.
Essa simples medida pode ajudar muito no momento de entender quais são as características do público-alvo. Sabendo quem se deseja alcançar, torna-se mais fácil chegar até essas pessoas e saber se comunicar de forma assertiva com elas.
Qual a importância do posicionamento digital?
É essencial entender que o foco não pode ser apenas criar e gerar conteúdo, pensando somente em quantidade.
O público torna-se cada vez mais exigente, por isso, a qualidade e a responsabilidade do conteúdo a ser criado é indispensável!
Isso faz parte do posicionamento digital.
Imagine, por exemplo, que seu cliente é uma marca vegana e publica um conteúdo, despretensiosamente, de amigos em um churrasco, onde claramente a carne é animal.
Isso vai contra o posicionamento que a marca tem e é um ponto que precisa sempre ser visto com cuidado por todos os envolvidos na criação de campanhas, inclusive pela sua agência.
Ao saber com quem se está conversando, é preciso alimentar os interesses do público acerca de assuntos que se relacionem com a marca.
Com o uso crescente das redes sociais, elas se tornam ferramentas em potencial para conectar-se ao cliente, fidelizar e fortalecer o nome no mercado.
Por isso, mostre ao cliente a importância de investir na produção de conteúdos específicos para cada mídia social e o quanto ter um posicionamento sobre assuntos sociais é importante, caso seja do perfil do seu público acompanhar e esperar isso da sua marca.
Como desenvolver um posicionamento?
O posicionamento digital é desenvolvido para construir essa relação mais íntima com o consumidor e tornar-se relevante no mercado.
É necessário ter consciência das demandas e dos serviços que já são oferecidos pela concorrência, então um estudo sobre os concorrentes fará a diferença, somente assim uma marca poderá definir qual o diferencial perante ao segmento de interesse.
Não é difícil pensar em uma marca que ao ouvirmos falar certa frase ou ao pensar em um produto ela já venha em nossa cabeça.
Quando falamos em refrigerante de cola, vem a nossa cabeça um nome em específico, certo?
Ou então ao pensarmos em chinelos, outro nome se faz presente em nossa mente.
Elas são autoridades em suas áreas, isso é posicionamento digital. :)
Há quem pense que essas técnicas são possíveis somente para grandes empresas, mas elas devem fazer parte de estratégias de marketing e estão ao alcance de todos que desejam investir em seu negócio.
O branding é uma das formas de impulsionar isso, ele é responsável por gerir, planejar, estruturar e promover uma marca, utilizando-se também da produção de conteúdo e da identidade visual, de modo a potencializar a maneira como os clientes enxergam a empresa.
Faz parte do posicionamento digital manter-se atualizado tecnologicamente e estar presente nas mais diversas mídias sociais.
Desta forma, as redes sociais tornam-se grandes aliadas no engajamento e alcance do seu conteúdo, pois fortalecem a relação empresa/consumidor.
Conteúdos criativos são essenciais para manter o nome da marca em evidência, a Luup! tem vários posts em seu blog para ajudar e acrescentar nesse assunto, neste link damos dicas de como usar uma ferramenta do Instagram de forma dinâmica e interativa com os usuários da plataforma.