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Você já parou para pensar sobre a importância do posicionamento digital para uma marca? 

Essa é mais uma forma de criar um vínculo com o público e fazê-lo se interessar por uma empresa! 

No post de hoje falaremos a respeito desse tema e como usar o posicionamento digital para fazer uma estratégia de marketing mais relevante para o seu cliente ou agência.

O que é posicionamento digital?

Atualmente, muito se fala sobre marketing e como fazer uma marca crescer e se tornar conhecida. 

Entretanto, é preciso pensar e planejar para que esse crescimento aconteça de maneira positiva e concreta, e é disso que se trata o posicionamento digital. 

É através dele que o público consegue enxergar a marca do jeito como a empresa quer ser vista. 

Para isso acontecer, é necessário ter alguns pontos bem definidos, um deles é conseguir identificar quem é o público alvo para, assim, criar uma persona.

Essa simples medida pode ajudar muito no momento de entender quais são as características do público-alvo. Sabendo quem se deseja alcançar, torna-se mais fácil chegar até essas pessoas e saber se comunicar de forma assertiva com elas.

Qual a importância do posicionamento digital?

É essencial entender que o foco não pode ser apenas criar e gerar conteúdo, pensando somente em quantidade. 

O público torna-se cada vez mais exigente, por isso, a qualidade e a responsabilidade do conteúdo a ser criado é indispensável! 

Isso faz parte do posicionamento digital. 

Imagine, por exemplo, que seu cliente é uma marca vegana e publica um conteúdo, despretensiosamente, de amigos em um churrasco, onde claramente a carne é animal.

Isso vai contra o posicionamento que a marca tem e é um ponto que precisa sempre ser visto com cuidado por todos os envolvidos na criação de campanhas, inclusive pela sua agência.

Ao saber com quem se está conversando, é preciso alimentar os interesses do público acerca de assuntos que se relacionem com a marca. 

Com o uso crescente das redes sociais, elas se tornam ferramentas em potencial para conectar-se ao cliente, fidelizar e fortalecer o nome no mercado.

Por isso, mostre ao cliente a importância de investir na produção de conteúdos específicos para cada mídia social e o quanto ter um posicionamento sobre assuntos sociais é importante, caso seja do perfil do seu público acompanhar e esperar isso da sua marca.

Como desenvolver um posicionamento?

O posicionamento digital é desenvolvido para construir essa relação mais íntima com o consumidor e tornar-se relevante no mercado.

É necessário ter consciência das demandas e dos serviços que já são oferecidos pela concorrência, então um estudo sobre os concorrentes fará a diferença, somente assim uma marca poderá definir qual o diferencial perante ao segmento de interesse.

Não é difícil pensar em uma marca que ao ouvirmos falar certa frase ou ao pensar em um produto ela já venha em nossa cabeça.

Quando falamos em refrigerante de cola, vem a nossa cabeça um nome em específico, certo?

Ou então ao pensarmos em chinelos, outro nome se faz presente em nossa mente.

Elas são autoridades em suas áreas, isso é posicionamento digital. :)

Há quem pense que essas técnicas são possíveis somente para grandes empresas, mas elas devem fazer parte de estratégias de marketing e estão ao alcance de todos que desejam investir em seu negócio. 

O branding é uma das formas de impulsionar isso, ele é responsável por gerir, planejar, estruturar e promover uma marca, utilizando-se também da produção de conteúdo e da identidade visual, de modo a potencializar a maneira como os clientes enxergam a empresa.

Faz parte do posicionamento digital manter-se atualizado tecnologicamente e estar presente nas mais diversas mídias sociais. 

Desta forma, as redes sociais tornam-se grandes aliadas no engajamento e alcance do seu conteúdo, pois fortalecem a relação empresa/consumidor. 

Conteúdos criativos são essenciais para manter o nome da marca em evidência, a Luup! tem vários posts em seu blog para ajudar e acrescentar nesse assunto, neste link damos dicas de como usar uma ferramenta do Instagram de forma dinâmica e interativa com os usuários da plataforma.