Muitas pessoas torcem o nariz quando o assunto é linha editorial, acham que não faz tanta diferença assim, mas a verdade é que ela pode causar um grande impacto no marketing digital.
As empresas já entenderam que é importante investir na produção de conteúdo, porém o mesmo cuidado não é dado a outro fator que também influencia nos resultados que são esperados após as ações das campanhas.
Esse fator é a linha editorial.
Neste post, explicaremos um pouco sobre ela e quais os benefícios que podem surgir a partir da sua aplicação nos planejamentos do marketing. Confira.
No que consiste uma linha editorial?
Ao iniciar uma marca é preciso muita estratégia para que o negócio seja bem-sucedido, isso não é nenhuma novidade, certo?
Não basta apenas realizar a definição do branding ou criar uma identidade visual. É nesse início de desenvolvimento que surge a linha editorial, para facilitar e focar com precisão no alvo.
Isso acontece porque a função dela é exatamente definir pontos essenciais da marca, ao invés de “atirar” para todo lado, e com ela será possível analisar o todo e mirar nos pontos que deseja alcançar.
No marketing digital isso é fundamental, pois com estratégias é possível a elaboração de campanhas mais eficazes, já que todo o conteúdo produzido será pensado em um nicho, para atrair a atenção desse público, e não um conteúdo genérico que acabará passando despercebido.
Existe diferença entre linha editorial, calendário editorial e tom de voz?
Essas coisas são tão complementares que parece que estamos falando da mesma coisa, mas existe diferença entre elas.
Como mencionamos anteriormente, a linha editorial é a definição do foco principal da marca, qual será o nicho e a persona, por exemplo.
Já o tom de voz é quase uma “personalidade” da organização, a linguagem que será utilizada. Por exemplo, uma marca que tem como público alvo adolescentes pode se comunicar de forma mais leve e descontraída, desse modo chamará mais a atenção.
O calendário editorial é um calendário que contém as datas importantes para a marca. Uma empresa de brinquedos tem o dia das crianças e o Natal como datas muito relevantes, por exemplo.
Como criar uma linha de conteúdo?
Um dos primeiros passos para elaborar uma boa linha editorial é realizar uma pesquisa de mercado. Entender sobre o negócio, conhecer os concorrentes, saber quais são os diferenciais e estar munido com o máximo de informações.
Após definir o nicho e criar personas, será possível saber com quem a marca irá se comunicar e ficará mais fácil traçar estratégias para alcançar esse público. Já que será viável estabelecer quais redes sociais serão utilizadas, por exemplo, para depois planejar o conteúdo adequado.
Identificar as dúvidas dos clientes também é importante, essas dúvidas podem se transformar em pautas de conteúdos.
Outro detalhe essencial é estabelecer a frequência ideal das publicações para manter a atenção, mas sem cansar o público. Essa é uma preocupação de todos criadores de conteúdos, pois pode afetar diretamente o engajamento e o alcance das publicações.
Ao colocar tudo isso em prática, o conteúdo atingirá o público alvo ideal, terá algum impacto e irá gerar engajamento. O conteúdo que chega até alguém aleatoriamente muitas vezes é simplesmente ignorado e não traz resultados.
Aproveite para ler este outro post e descobrir como fazer o engajamento do seu cliente durar mais! Não se esqueça, você pode sempre contar com a Luup!.