Ao ouvir falar em links patrocinados, geralmente pensamos em anúncios com foco em vendas rápidas e uma relação de menor tempo com os clientes.
No entanto, quando algumas pessoas descobrem que esse tipo de publicidade pode ser usada para promover blogs e artigos em específico, pode deixar uma grande confusão, já que teoricamente os textos de blog deveriam aparecer organicamente por causa do SEO.
A verdade é que os links patrocinados possuem uma gama de possibilidades de anúncios, com os mais variados objetivos, o que surpreende até mesmo gestores de empresas, que acreditam que se trata de uma estratégia limitada.
Além disso, não existe qualquer problema em usar os links patrocinados em conjunto com outra estratégia digital, como no caso do SEO. A verdade é que muitas estratégias se complementam, dependendo do objetivo do anunciante.
Entender mais sobre os anúncios que aparecem nas melhores posições do Google e como eles são repletos de oportunidades para as mais variadas empresas é fundamental para abir o seu leque de ações na internet.
Continue a leitura por aqui e entenda o que são os links patrocinados e como eles podem agregar em outras estratégias, como no caso dos blogs, por exemplo.
O que são links patrocinados?
Mais conhecidos como Google Ads, os links patrocinados são o serviço principal de publicidade do maior buscador do planeta.
Mais velho do que algumas pessoas pensam, esse serviço existe desde 2000 e claro que passou por uma série de melhorias e novos formatos de anúncios, como os que surgem em vídeos no YouTube e aplicativos, por exemplo.
Eles são caracterizados por links que aparecem nas pesquisas de determinadas palavras-chave no Google, geralmente nos dois primeiros resultados e os dois últimos da primeira e segunda página do buscador.
Para que o usuário saiba de que se trata de um anúncio, todos os links patrocinados possuem a descrição de que são publicidade online.
Essa ferramenta é a principal fonte de receita do Google e permite que milhões de empresas apareçam em ótimas posições nele, de forma a alcançar mais acessos, visualizações e compras.
Para você ter uma noção de como esse serviço é usado, ele rendeu mais de 6,1 bilhões de dólares para a empresa apenas no último trimestre de 2021.
Qual o papel deles no conteúdo do blog?
Muitas pessoas associam o trabalho feito para alimentar o blog da empresa apenas ao SEO, que são formas de fazer com que links orgânicos fiquem em posições bastante semelhantes com os patrocinados.
Mas a verdade é que o Ads pode ser usado em links de blogs inteiros ou até mesmo de determinados artigos. Além de acelerar os resultados que a estratégia orgânica teria, permite que o link tenha mais visibilidade.
Se o texto de blog está atrelado a uma ação de captar leads, por exemplo, seja por meio da newsletter ou e-books gratuitos, terá chances de conseguir uma captação muito maior, melhor, eficiente e dentro das diretrizes legais.
Qual a ligação deles com o SEO?
A ligação entre Google Ads e SEO é benéfica para ambos os tipos de estratégias.
Ao passo que os links patrocinados precisam usar as melhores palavras-chave para aparecer para o maior número de pessoas, o SEO pode ter os seus resultados intensificados com os anúncios.
Inclusive, essas duas estratégias são muito usadas juntas em empresas de diversos segmentos, para que consigam cliques e visualizações de forma orgânica e também obtenham resultados mais rápidos em questão de vendas com os anúncios.
Interessante como o SEO e links patrocinados podem andar juntos e enriquecerem a sua presença digital, não é mesmo? Continue por dentro desse universo e conheça quatro ferramentas que ajudam na produção de conteúdo.