Skip to main content

Cliente se recusando a conceder acesso das redes sociais? 

Esse é um problema mais comum do que se imagina e reflete a falta de conhecimento de alguns clientes nesse setor.

Alguns deles, ao firmarem um contrato de gestão de redes sociais, não querem conceder o acesso delas para a agência responsável pelo marketing. 

Isso pode ter alguns motivos, como o medo de ter dados vazados, perder a conta, ser roubado ou ainda alguma experiência anterior frustrante.

No entanto, a verdade é que em uma agência séria e que tenha protocolos de segurança, assim como uma equipe treinada e responsável, problemas como estes não ocorrem. 

Além disso, a concessão de dados da conta permite que a empresa possa ter acesso a dados da conta, fazer postagens, criação e acompanhamento de campanhas e muito mais.

A verdade é que sem acesso, não é possível desenvolver um trabalho de social media.

Um dos principais pilares de uma parceria entre agência e o cliente é a confiança. 

Tanto o cliente ao confiar dados e investimentos na contratada, quanto a agência saber que o cliente irá realizar as suas obrigações em dia, como o pagamento, por exemplo.

Continue por aqui e entenda um pouco mais sobre a importância dos clientes terem esse entendimento antes de conceder acesso às suas redes sociais e também como convencê-los de fazer isso com confiança e tranquilidade que não terão qualquer problema.

Qual a importância de ter o acesso das redes sociais dos clientes?

O acesso das redes sociais dos clientes não tem qualquer relação com o ato de bisbilhotar os seguidores, conversas e demais itens que a conta pode ter. 

Ele funciona como uma forma de facilitar ações cotidianas, como agendar posts, fazer relatórios de desempenho, captar dados, responder interações, mapear comportamentos do público-alvo, assim como acompanhar o andamento dos posts em si.

Além disso, quando uma equipe especializada cuida das redes sociais, poderá saber o melhor horário para fazer as publicações, entender quais as principais interações, saber qual tipo de conteúdo tem uma melhor performance, assim como fazer a resolução de crises.

Muitos empresários não sabem o que fazer quando suas empresas recebem conteúdos negativos ou até mesmo uma avaliação baixa nas redes. 

As agências possuem equipes para isso, quando a gestão de comunidade está prevista em contrato, tornando a credibilidade da empresa ainda melhor.

Afinal, como convencer os clientes de conceder acesso às redes sociais?

Mesmo que o ato de conceder acesso às redes sociais seja bastante comum e repleto de benefícios, nem sempre os clientes enxergam dessa forma, sendo necessário convencê-los de forma gentil e baseada em argumentos.

Veja adiante algumas dicas para tornar essa concessão mais simples e facilitada, de forma a beneficiar ambos os lados:

Explique sobre as ferramentas de publicação

Muitos clientes acreditam que os posts das redes sociais são feitos um a um e postados apenas no dia em que deveriam aparecer nas mídias. 

Mas a verdade é que em agências, os colaboradores atendem dezenas de clientes, o que tornaria altamente burocrático e passível de erros realizar cada postagem por vez, a mão e em redes sociais diferentes.

Alguns aplicativos, como o mLabs e Buzzmonitor permitem que sejam agendadas centenas de posts com bastante tempo de antecedência e em qualquer horário, de forma a ganhar tempo, evitar erros e manter as redes sempre alimentadas.

Além disso, permitem um monitoramento eficiente e repleto de insights sobre as redes, tornando possível ter decisões mais inteligentes.

Esclareça que é seguro

Principalmente depois do surgimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a captação, manuseio e armazenamento de dados tornaram-se ainda mais seguros, já que empresas que não seguirem a LGPD podem sofrer grandes multas.

Quando a agência pede os dados para os clientes, ela irá usá-los com fins profissionais e para tornar o processo ainda mais transparente.

Se o cliente ainda tiver qualquer receio, você pode assinar um termo de confidencialidade com cláusulas que abordam perda de dados, roubos de informações e mais.

Fale sobre a possível limpeza de permissões de acesso

Por causas variadas, como o término do contrato ou a quebra dele, seja qual das partes forem culpadas, pode acontecer que a parceria entre agência e cliente acabe. 

E as redes sociais como ficam nesse sentido? 

A agência irá apagar os acessos de seus bancos de dados, assim como fazer a limpeza das permissões de acesso, de forma a “devolver” esses sem qualquer tipo de represália.

É completamente ilegal fazer o uso indevido das redes sociais e qualquer tipo de plataforma de clientes sem a permissão deles, além de quebrar a LGPD em diferentes níveis.

Explique isso para o seu cliente de maneira transparente.

Agora que você sabe como convencer os seus clientes a permitirem o acesso às redes sociais, continue aqui no blog e leia também sobre quatro dicas de ferramentas para usar na produção de conteúdo.