Muito se fala sobre conhecer o público-alvo para fazer as melhores ações de marketing, mas nem sempre o mapa de empatia é considerado nessa etapa tão importante.
De fato, a palavra empatia, que significa de modo geral se colocar no lugar da outra pessoa e ter uma visão muito mais humanizada sobre determinada situação ou até mesmo decisão, está em alta, fazendo parte de campanhas, ações e demais estratégias.
No entanto, dentro do marketing, nem sempre o mapa de empatia, que é uma estratégia essencial para qualquer tipo de negócio, é cogitada. Isso porque muitos gestores não conhecem e também pelo fato de acharem que se trata de algo secundário.
Mas a verdade é que mais do que nunca é necessário colocar o consumidor em primeiro lugar e mais importante do que saber a sua idade, gênero e preferências comerciais, é necessário conhecer os seus desejos, dores, medos e incertezas.
De que forma determinado produto ou solução irá ajudar alguma pessoa? Só saber quem é o público-alvo não responde essa pergunta e muitas outras.
Por esses e outros motivos é muito importante saber fazer um mapa de empatia e conhecer melhor aquele conjunto de pessoas que até então eram apenas um público-alvo, mas na verdade são seres únicos e que querem ser tratados como tal.
Engana-se quem pensa que as antigas estratégias de atingir as pessoas em massa ainda dão os mesmos resultados. Os usuários estão na era da informação, com o mundo inteiro dentro do celular e mudaram a forma de comprar.
Por isso, quanto mais conhecimento, empatia, estudos e estratégias direcionadas ao consumidor, melhor. Continue a leitura e saiba mais do que se trata esse mapa e porque é tão importante olhar para ele com mais atenção.
O que é o mapa de empatia?
O mapa de empatia é uma ferramenta usada para compreender mais sobre aspectos mais íntimos do público-alvo, como as suas reais necessidades, expectativas, desejos, medos, incertezas e até mesmo o que esperam ao comprar algum produto.
Esse esquema pode ser feito em papel, lousa, no computador ou qualquer outra mídia, geralmente com quadrados ou círculos com os insights obtidos.
Para obter esses dados, é importante estudar o público que já costuma comprar com a empresa e achar reclamações, depoimentos ou até mesmo agradecimentos referente ao produto, atendimento e a empresa em si.
Com o mapa da empatia você poderá entender melhor se são pessoas que gostam de bastante contato e receber e-mails constantemente ou preferem apenas chamar a empresa quando precisam, se são clientes que querem promoções ou não e mais.
Quais as vantagens do mapa de empatia?
Quando o assunto é vender mais e fidelizar clientes, um dos itens mais necessários para isso é o conhecimento do público-alvo e a persona.
O mapa de empatia possui uma série de vantagens, como conhecer melhor o processo de compra do público, auxiliar na produção de um novo produto, investir corretamente em melhorias específicas, alinhar o tom de voz e ajudar o cliente a ter o que quer.
Com ele, a chance de erros, problemas com o cliente e produtos sem saída é diminuída, ao passo que os compradores que já conhecem a empresa viram verdadeiros fãs.
Como o mapa de empatia pode contribuir com suas ações de marketing?
Como dissemos anteriormente, quanto mais dados sobre a audiência, melhor para segmentar o público, criar ações e até mesmo se relacionar com essas pessoas.
Dentro do marketing, o mapa de empatia ajuda na segmentação de links patrocinados e posts impulsionados, a produção de conteúdo, a forma de atrair o cliente para fazer compras e comunicar-se, assim como escolher o canal certo para isso.
Interessante como o mapa de empatia pode fazer toda a diferença no sucesso das vendas e ações de marketing! Por falar nisso, continue em nosso blog e leia também sobre cinco tipos de conteúdo para o digital.