Para quem busca mais agilidade e produtividade nos processos da agência, a metodologia scrum pode ser a melhor solução.
Também considerado um framework, ele faz parte do grande grupo das Metodologias Ágeis, que começaram a ser desenvolvidas na década de 1980 para tornar o ritmo de produção das empresas mais rápido e otimizado.
Hoje em dia, esses métodos continuam promovendo uma organização mais eficaz dos processos, seja em grandes empresas ou nas agências de marketing digital.
Que tal conhecer o potencial dessa ferramenta e algumas dicas para aplicá-la? Continue a leitura e saiba tudo sobre a metodologia scrum!
A metodologia Scrum é vantajosa para agências?
Esse método é focado no gerenciamento de projetos, buscando estruturar processos mais interativos e produtivos, de forma que todos atuem de forma alinhada em busca dos mesmos objetivos.
Para isso, o trabalho é organizado em ciclos de 1 a 4 semanas, chamados de sprints. Ao longo desses ciclos, são realizadas reuniões diárias de acompanhamento do projeto e, ao final deles, há um momento dedicado ao feedback.
Além disso, é muito importante que ao fim de cada sprint sejam analisados os resultados obtidos, para que a aplicação da metodologia scrum continue sendo aprimorada.
Nas agências, essa organização representa um gerenciamento de processos mais transparente e eficaz, no qual todos estão envolvidos com a execução das campanhas e com a busca por resultados.
Além disso, o método preza pela flexibilidade e funciona com base em um sistema de entregas contínuas, o que pode ser muito positivo para o fluxo de trabalho de uma agência.
Scrum master e sua função no gerenciamento das equipes de marketing
Como mencionamos, essa metodologia busca promover processos mais transparentes e colaborativos. Para isso, existem alguns papeis a serem executados.
O product owner é a pessoa que tem uma visão geral da campanha. Assim, podemos dizer que esse é o profissional responsável por direcionar o sprint.
Além dele, há também o time propriamente dito, composto pelos profissionais que executarão cada uma das etapas do projeto e cumprirão as tarefas dos sprints.
E, por fim, temos o scrum master, a pessoa encarregada por conduzir o processo e aplicar a metodologia efetivamente, dia após dia. Assim, suas funções incluem:
- planejar a implementação do scrum,
- cuidar da produtividade do time,
- treinar a equipe para a aplicação desse framework,
- comunicar-se regularmente com os demais profissionais.
Embora o product owner e os membros do time também sejam essenciais para a execução do projeto, o scrum master desempenha um papel central, já que esse profissional é responsável pela implementação efetiva da metodologia e pela otimização dos processos.
Implementando a metodologia Scrum na sua agência
Para implementar esse método na sua agência, é importante seguir alguns passos.
Tudo começa com a definição de objetivos, para que você saiba exatamente onde deseja chegar. Somente com esse ponto definido será possível traçar caminhos para chegar lá.
Depois, é preciso atribuir papeis a cada um dos profissionais. Na escolha do scrum master, é importante selecionar alguém com boas habilidades organizacionais e comunicativas, além de um bom conhecimento sobre a metodologia scrum.
Já com as equipes preparadas, e com base nas características de cada projeto, você poderá determinar a duração de cada sprint e, então, começar a aplicação efetiva do framework.
Para saber mais sobre como gerenciar a agência de forma eficiente, continue aqui e descubra como integrar novos colaboradores à equipe!