Você sabe o que é autonomia no trabalho e como essa estratégia pode colaborar com o sucesso da sua agência?
Delegar tarefas e possibilitar que ações e decisões sejam tomadas pelos profissionais envolvidos nas diversas tarefas de um empreendimento é uma maneira de promover a autonomia.
Isso não significa “virar as costas” para as situações que estejam acontecendo e deixar toda a responsabilidade para os colaboradores, porém, é uma maneira de incentivar e promover a formação de novos líderes, possibilitando dinamismo à operação e o crescimento desses profissionais.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Harvard Business Review, ficou comprovado que 41% do tempo utilizado por profissionais experientes poderiam ser direcionados às atividades mais nobres, caso esses delegassem muitas de suas tarefas para outras pessoas.
Conheça 5 motivos que levam a sua empresa a adotar e promover a autonomia no trabalho, visando resultados melhores para a sua operação!
Descubra porque cultivar a autonomia no trabalho
Uma das grandes dificuldades de muitos líderes e empreendedores está na centralização das tarefas e decisões.
Essa ação inibe o desenvolvimento dos colaboradores e acaba, em determinado tempo, criando uma estafa mental que pode causar sérios problemas à saúde.
Portanto, é hora de conhecer 5 motivos que colaboram para que você cultive em seu negócio a autonomia no trabalho. Vamos a eles:
Aumenta a satisfação dos colaboradores
Sentir-se útil é muito importante na vida das pessoas, portanto, a delegação de tarefas é uma demonstração de confiança e de aposta da empresa em sua equipe de profissionais.
A autonomia no trabalho precisa estar acompanhada de uma preparação, onde os envolvidos precisam saber exatamente o que se espera em termos de resultados e até onde vai o poder de cada um na tomada de decisão.
Com regras bem definidas, a satisfação dos colaboradores será potencializada em sua agência, uma situação que traz qualidade e melhores resultados à operação.
Melhora a eficiência
A eficiência é outro fator que passa a ser percebido no empreendimento, especialmente por:
- clientes,
- fornecedores,
- parceiros de negócios.
Isso se dá porque as decisões são tomadas e os encaminhamentos ocorrem sem que se tenha que consultar o alto escalão para muitos assuntos que podem ser resolvidos operacionalmente.
Contribui com o sentimento de responsabilidade
A satisfação e a liberdade para o trabalho com autonomia gera o sentimento de responsabilidade, ou seja, os envolvidos ficam mais atentos aos acontecimentos e passam a “cuidar” de cada ação com muito mais atenção.
Isso ocorre uma vez que a confiança gera comprometimento, portanto, o nível de relação profissional vai muito além de líderes e subordinados, passando a predominar o “espírito de equipe”.
Alavanca os seus resultados
Como consequência de um novo nível de envolvimento dos profissionais com a agência, ocorre uma alavancagem dos resultados, uma vez que todos olham para o sucesso do empreendimento sob uma nova ótica.
A autonomia no trabalho gera um compromisso diferenciado, pois todos estão acompanhando os processos e atentos para que toda a operação tenha êxito, o que significa:
- envolvimento,
- compromisso,
- atenção,
- foco,
- excelência nos resultados.
Atrai talentos para a sua equipe
Por fim, bons profissionais gostam de desafios e buscam por oportunidades onde possam demonstrar as suas capacidades.
A sua empresa, a partir desse modelo, passa a ser percebida por essas pessoas e acaba atraindo talentos, ou seja, passa a ser um objetivo na vida de muita gente que busca por uma oportunidade onde possa se sentir valorizado e contribuir de maneira efetiva com o sucesso da operação.
Como se observa, promover a autonomia no trabalho pode fazer toda a diferença para o seu negócio, portanto, é fundamental que um novo olhar de gestão passe a fazer parte do seu dia a dia, onde, além de “aliviar” os seus encargos, torna-se possível prestigiar colaboradores comprometidos que possam contribuir para o sucesso da operação.
Agora que você conhece mais sobre esse assunto, leia também nosso post que apresenta os indicadores de produtividade: saiba quais são os tipos mais importantes para agências!