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Um bom CEO deve saber delegar tarefas e planejar estratégias eficientes para o seu negócio, de modo que pode ser preciso se afastar de processos como a operação de vendas.

O setor comercial de uma empresa tem grande importância para o seu desempenho como um todo, sendo essencial que suas atividades sejam desenvolvidas com foco e organização.

Nesse sentido, o CEO pode acabar se envolvendo no dia a dia do setor, com o objetivo de atuar diretamente nessa área de grande relevância.

Neste post, falaremos sobre por que o CEO deve desapegar da operação de vendas e outros processos da agência. Confira!

É responsabilidade do CEO cuidar da operação de vendas?

Para compreender por que se recomenda que o CEO se afaste da operação de vendas, é importante entender qual é, efetivamente, a função desse membro na agência.

Seu papel nesse contexto é de ir além do desenvolvimento das operações de cada setor e elaborar estrategicamente uma atuação consistente por parte de cada setor, adotando uma perspectiva mais abrangente do funcionamento da empresa.

Trata-se de compreender, por exemplo, quem são os clientes a quem se quer chegar, qual a melhor maneira de abordá-los e como isso será feito na prática, mas sem que a atuação se dê efetivamente no setor responsável por realizar essas atividades.

Assim, o CEO não é responsável por cuidar inteiramente da operação de vendas, mas por idealizá-la, de modo a orientar os colaboradores que deverão, de fato, colocá-la em prática no setor comercial.

Por que o CEO deve se desprender dos processos da agência?

Como se pode imaginar, o dia a dia de uma agência é composto por diversos processos, que possuem finalidades e funcionamentos distintos, mas que devem ser todos conduzidos de maneira consistente para que a empresa apresente um bom desempenho.

Assim, dividir essas atividades entre os colaboradores de forma eficaz é essencial, para que a responsabilidade sobre determinados procedimentos não recaia sobre a figura de uma única pessoa.

Nesse sentido, é importante que o CEO se desprenda dos processos da agência e direcione sua atenção ao planejamento estratégico das suas atividades, recorrendo a análises detalhadas do mercado e dos resultados obtidos pelo empreendimento.

Dessa forma, é possível alcançar resultados mais positivos a partir de uma atuação estratégica bem elaborada, contribuindo para o sucesso dos diversos processos que ocorrem no dia a dia do negócio, incluindo a operação de vendas.

Como fazer isso na prática?

Além de compreender os motivos para que o CEO se afaste de determinados processos da agência, é necessário entender também como isso se dá na prática.

De modo geral, a atuação desse profissional estará voltada para a elaboração de um planejamento estratégico detalhado, que vise o melhor desempenho possível da empresa.

Assim, o dia a dia do CEO envolve atividades como o estudo dos recursos do empreendimento e dos resultados obtidos, bem como o estabelecimento de metas e a elaboração de um plano de trabalho que permita alcançá-las.

Além disso, a comunicação com a equipe de cada setor deve ser um trabalho constante, de modo a manter todos os membros a par de informações relevantes para uma atuação mais eficiente.

Dessa forma, não é necessário estar inserido diretamente na operação de vendas para contribuir com o bom andamento desse processo.

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