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No mundo cada vez mais competitivo, a publicidade se tornou uma peça fundamental para o sucesso de qualquer negócio e estipular o orçamento de marketing também.

Entretanto, muitas empresas enfrentam o desafio crucial de determinar o quanto investir em estratégias e campanhas para alcançar seus objetivos. 

Nesse contexto, é fundamental que você como gestor de marketing e responsável pelos clientes ajude nesse ponto, exercendo um papel crucial não apenas na criação de estratégias eficazes, mas também na orientação da escolha do investimento.

Dentro dessa realidade, entenda que a importância de transcender o papel tradicional de vendedor e assumir a postura de consultor ganha destaque, ou seja, você não deve apenas oferecer serviços e mais investimentos.

Ser um consultor de marketing vai muito além de empurrar produtos ou serviços, significa compreender as necessidades e desafios únicos de cada cliente. Ao se tornar um conselheiro confiável, o profissional não apenas fecha negócios, mas constrói parcerias sólidas e duradouras. 

Entenda, neste post, como ajudar os seus clientes a decidirem qual orçamento de marketing seguir e veja que, além de ganhar credibilidade perante eles, você também fortalecerá a reputação profissional e impulsionará o crescimento sustentável.

5 passos para definir o orçamento de marketing

Para ajudar os seus clientes nesse importante momento, trouxemos algumas dicas que poderão melhorar ainda mais a sua relação com a audiência.

Analise os custos do ano anterior

Inicie o processo examinando os custos de marketing que o cliente teve no ano anterior. 

Avalie o desempenho das campanhas, identificando o retorno sobre investimento (ROI) alcançado. Esta análise oferece uma base sólida para compreender quais estratégias foram mais eficazes e permite ajustar o orçamento com base em resultados tangíveis.

Dessa forma, você terá mais argumentos na hora de indicar o orçamento ideal para este ano.

Defina os objetivos por tempo determinado

Colabore com o cliente na definição de metas específicas e mensuráveis. Estabeleça se esses objetivos são de curto, médio ou longo prazo. A clareza temporal não apenas orienta a estratégia, mas também influencia a alocação de recursos ao longo do período desejado.

Estipule quais ações de marketing serão realizadas

Identifique e liste as ações de marketing necessárias para atingir os objetivos delineados. Isso pode incluir publicidade online, campanhas nas redes sociais, marketing de conteúdo, inbound e entre outras. 

Detalhe como cada ação contribuirá para os objetivos estabelecidos, permitindo uma distribuição eficiente do orçamento.

Considere os custos operacionais

Além dos custos diretamente relacionados às ações de marketing, leve em conta os custos operacionais associados. Isso engloba despesas com pessoal, tecnologia, logística e outros fatores que podem impactar o sucesso das estratégias de marketing.

Faça estimativas de valores com item de contingência 

Seja proativo ao antecipar possíveis imprevistos. Inclua uma margem de contingência no orçamento para lidar com eventualidades não previstas. Isso proporciona flexibilidade e assegura que a estratégia permaneça robusta mesmo diante de desafios inesperados.

Considerando e aplicando esses passos, a agência não apenas colabora na formulação de um orçamento sólido, mas também demonstra um compromisso genuíno com o sucesso do cliente. 

A transparência, análise criteriosa e preparação para eventualidades são elementos-chave na construção de uma estratégia de marketing financeiramente sólida e estrategicamente eficaz.

Por falar nisso, já parou para pensar que parte fundamental da definição do orçamento de marketing envolve também as expectativas dos clientes?

Aproveite para entender também sobre a importância de criar um bom briefing com o cliente.