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O perfil de cliente ideal é um instrumento muito importante para o desenvolvimento de estratégias em uma agência.

Afinal, ao atirar para todos os lados, você até pode acertar algum alvo, mas essa não é a melhor forma de usar os seus recursos, certo?

Por isso, na hora de pensar na melhor estratégia de comunicação com o público de uma marca, é preciso delimitar quem estamos tentando alcançar.

Continue a leitura e descubra não só o que é um perfil de cliente ideal, mas também a importância de conhecer esse conceito!

O que é perfil de cliente ideal? 

Também chamado de Ideal Customer Profile, ou ICP, o perfil de cliente ideal é uma descrição detalhada da pessoa mais propensa a se relacionar com uma marca.

Afinal, todo negócio vende suas soluções para pessoas e empresas com diferentes perfis, mas sempre há aqueles que se mostram mais engajados, satisfeitos e próximos.

Conhecer os principais traços desse cliente perfeito é a melhor maneira de criar estratégias bem direcionadas, que têm muito mais chances de alcançarem bons resultados.

Alguns exemplos de características que podem ser incluídas na descrição são:

  • gênero,
  • faixa etária,
  • localização,
  • profissão,
  • interesses,
  • classe econômica.

Outros elementos também podem entrar na descrição, conforme houver a necessidade de incluí-los na lista para compreender melhor quem é o seu cliente perfeito.

Perfil de cliente ideal vs Persona

Para quem já trabalha com marketing, pode ser que o conceito do perfil de cliente ideal tenha lembrado outros termos dessa área, como público-alvo ou persona.

Distingui-lo do primeiro é mais simples, já que o público-alvo é formado a partir da descrição de um grupo, ou seja, é um perfil coletivo, criado por meio de características bem gerais e abrangentes, como idade, gênero e localização.

Já o ICP e a persona se referem à descrição de um único cliente, o que pode gerar mais confusão.

A diferença é que, enquanto o primeiro é definido a partir de um conjunto de traços, o segundo é uma representação deles.

Ou seja, é a partir das características reunidas no perfil de cliente ideal que a agência pode dar vida a uma persona, uma personagem criada com base nesse arquétipo.

Por isso, esse é um conceito que não pode passar despercebido na hora de estruturar as diversas estratégias utilizadas pela sua agência.

Vale a pena investir tempo para encontrar o ICP?

Um bom direcionamento é o segredo para uma estratégia realmente eficaz, capaz de gerar conversões e alcançar resultados melhores. Por isso, vale a pena investir um pouco de tempo na definição do perfil de cliente ideal.

Para chegar até ele, você pode começar com uma análise dos clientes já existentes, buscando entender quais traços são compartilhados pelos mais engajados.

Ao ter essas informações em mãos, será muito mais fácil desenvolver uma comunicação impactante, que esteja alinhada com as expectativas do ICP da marca, ou seja, daqueles que apresentam maior propensão a passarem pelo processo de conversão.

Isso impacta diversas frentes de atuação de um negócio, desde o atendimento ao consumidor até a própria produção de conteúdos, que também precisa estar alinhada ao público ao qual se dirige.

Todos esses fatores resultam em um retorno muito maior, que traz mais lucro para os clientes da sua agência, por meio de um conceito simples, mas que permite elaborar estratégias para o segmento certo e assim torná-las mais eficientes.

Agora, para saber mais sobre como estruturar essas ações, continue por aqui e entenda  como mapear a jornada do cliente e melhorar as estratégias de marketing!