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Muito se fala de público-alvo, sua importância, a necessidade em tê-lo definido e muito mais. Mas por quê?

Defini-lo é uma etapa importante porque ele representa uma parcela da sociedade que se identifica com os valores e interesses da sua empresa, é onde você deve direcionar suas ações, seja para atraí-los, captá-los e conseguir fechar negócio.

Não existe um tipo específico de target pré-definido. Não são todas agências que terão a mesma persona em comum. Por isso, é importante conhecer a sua audiência e saber como defini-la.

Neste post iremos falar sobre como definir seu público-alvo. Gostou? Então continue a leitura!

Qual a importância de definir o público-alvo da minha agência?

O público-alvo é ideal para alavancar sua agência. Sabendo qual é o público que se identifica com a sua marca, fica mais fácil para trabalhar!

Tanto para criar ações de marketing, conteúdos direcionados, usar a linguagem apropriada e atendê-lo da melhor forma, entre outras qualidades.

Inclusive, ao definir seu público, você consegue compreender as necessidades dessas pessoas e o que elas precisam, o que é muito importante para criar e oferecer soluções que serão eficazes.

Ter um público-alvo bem definido ajuda a:

  • melhorar a identidade da empresa,
  • identificar os melhores canais de comunicação,
  • entender a hora certa de lançar ações,
  • saber quais as melhorias que devem ser feitas.

Como definir o público-alvo da minha agência?

Agora que você já sabe o que é e qual a importância em se ter um público-alvo, iremos te dar algumas dicas importantes para definir o seu e ter mais sucesso na sua agência. Confira.

Conheça o mercado

Conhecer o mercado é muito importante, pois permite encontrar oportunidades e entender o que já está sendo ofertado.

Para fazer isso, é preciso pesquisar a atuação da concorrência, conhecer seus produtos, o que oferecem de diferente, como atendem o público, quais canais que usam para se comunicar e até mesmo o tom de voz que empregam.

Uma dica interessante é ir em eventos do nicho para conhecer outras empresas e pegar informações importantes.

Conheça seus clientes

Caso você já tenha clientes, é preciso saber mais sobre eles. 

Dados como idade, formação,  localização geográfica, interesses, ocupação, estado civil, hobbies, hábitos de compra e qual tipo de produto os interessam são importantes para entender o perfil de personalidade e gostos do público-alvo.

Conhecê-los proporciona inúmeros benefícios, pois além de trazer melhores conteúdos e atendimento para eles, promovendo satisfação e fidelidade dos mesmos, você consegue gerar dados importantes deles e, assim, criar um perfil de público ideal.

Os clientes que você já possui podem lhe ajudar a conseguir outros com as mesmas características, o que será útil para entender exatamente qual é o seu público-alvo. 

Dessa forma, você terá um foco maior no que realmente é interessante e em qual tipo de audiência é conveniente investir.

Segmente seu público e faça conteúdo exclusivo para ele

Tudo se trata de foco! 

Segmentar seu público e criar conteúdos exclusivos é muito mais benéfico do que criar conteúdo generalizado, pois além de não ter um objetivo, pode desapontar quem estava esperando por algo direcionado.

Assim, após conhecer seu público-alvo, segmente-o, pois nem todos irão gostar das mesmas coisas ou apresentarão necessidades semelhantes. Sua agência de marketing deve apresentar soluções para cada segmento!

Todos gostam se sentir compreendidos. Por isso, ao criar ações de marketing, é preciso pensar na realidade dos seus clientes, para se aproximar e criar identificação.

Com essas dicas você irá sentir uma grande diferença! Aproveite e use os dados que coletou para montar estratégias focadas, que por sua vez trarão resultados especiais.

Agora que você já sabe mais sobre público-alvo, que tal entender por que usar uma ferramenta de gestão e qual é a melhor para sua agência?