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Na hora de criar uma estratégia de marketing para uma marca, você não pode deixar de fora a régua de relacionamento.

E isso também pode ser utilizado pela sua agência para fidelizar os seus clientes e criar ainda mais valor para os seus serviços.

Essa ferramenta tem como objetivo estabelecer e fortalecer relacionamentos por meio de mensagens segmentadas para cada lead.

Continue lendo para saber mais sobre a régua de relacionamento e veja como implementá-la em sua agência.

A régua de relacionamento

Antes de falarmos sobre como aplicar a régua de relacionamento, é importante relembrarmos exatamente o que é esse conceito.

Basicamente, utilizamos esse termo para falar sobre um conjunto de ações planejadas e programadas que visam um objetivo, que pode variar de acordo com quem você está se correspondendo.

Um exemplo pode ajudar você a entender melhor: supomos que sua agência atende uma loja de roupas que está fazendo uma liquidação.

Você mandaria exatamente o mesmo e-mail para quem acabou de se converter e para quem é cliente há anos? Esperamos que não!

Esse exemplo foi bem pontual, mas mostra claramente a importância de criar um planejamento completo para as diferentes segmentações, assim como para cada etapa da jornada do cliente, buscando construir relações profundas e fidelizar o consumidor. E é exatamente essa a finalidade da régua de relacionamento.

Aqui, destacamos que o levantamento “The value of getting personalization right”, divulgado pela McKinsey, aponta que 72% dos consumidores esperam que as empresas onde eles comprem os reconheçam como indivíduos únicos e saibam identificar seus interesses e necessidades.

Ou seja, não envie conteúdos, anúncios, ofertas, lançamentos e outras mensagens que não tenham nada a ver com o estilo do público almejado.

Aplicações no funil de marketing e no relacionamento com clientes 

É impossível falar sobre estratégias digitais sem citar o funil de marketing. Essa ferramenta demonstra quais passos um consumidor dá até realizar uma compra.

Compreender isso é fundamental para criar uma régua de relacionamento que faça sentido para cada etapa e realmente impacte quem está do outro lado da tela.

Afinal, se um cliente entrou em contato para tirar uma dúvida básica sobre o produto, ainda não é o momento de enviar um conteúdo com várias ofertas ou de ficar falando sobre como a empresa oferece parcelamento no cartão, por exemplo.

E caso isso aconteça, as chances do cliente se afastar da marca são bem grandes.

A régua de relacionamento é o que evita que isso aconteça, criando um esquema que detalha como serão os contatos.

Assim, com o tempo, muitos conteúdos relevantes e comunicações estratégicas, você conseguirá acompanhar o cliente durante toda sua jornada de compra, seja no mundo B2B ou B2C.

Pontos principais de uma régua de relacionamento que engaja os clientes

Para criar uma régua de relacionamento que realmente engaje os clientes, sejam da sua agência ou de outras empresas, recomendamos:

  • Faça a segmentação dos leads: considerando o seu estágio do funil e as personas da marca para garantir conteúdos realmente relevantes e impactantes.
  • Defina os objetivos: a partir da segmentação, entenda quais são os objetivos de cada régua criada. No início do funil, por exemplo, o objetivo deve ser educar os consumidores sobre o segmento. Já depois, deve-se focar na conversão.
  • Estabeleça os pontos de contato: veja quais são os melhores canais para contatar os leads. Pode ser e-mail, WhatsApp, por telefone, por SMS ou por qualquer outro canal. Lembre-se que essa definição deve ser feita para cada etapa da régua de relacionamento e não de forma geral.
  • Determine a sequência de conteúdos: dedica quantos conteúdos serão feitos para cada estágio do funil, considerando o que cada um terá e qual canal será usado.

Uma ótima ideia é utilizar a automação para que, assim que um lead se converta, ele já entre no fluxo ideal.

Vale ressaltar que essa régua de relacionamento deve sempre ser revista e aprimorada considerando os resultados alcançados. Se você definiu 4 e-mails educativos e eles não supriram as necessidades dos clientes, é possível inserir mais conteúdos para suprir essa demanda.

Outra dica é criar um esquema próprio para clientes que estão inativos, buscando ativá-los, e para os fidelizados, criando uma relação mais forte.

Gostou do conteúdo? Então, continue no nosso blog e leia: Como fazer uma avaliação de desempenho na agência?