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Ao longo da trajetória da sua agência, é bem provável que você já tenha se deparado com o perfil de cliente pragmático.

Ele é caracterizado por ser muito objetivo e procurar uma comunicação direta, sem o diálogo elaborado que outros tipos de público podem buscar no contato com uma empresa.

Por isso, é preciso conhecer a fundo esse perfil e adequar as estratégias de venda, criando uma comunicação que seja mais eficiente para cumprir a missão de convencê-lo.

Pensando nisso, preparamos esse conteúdo com tudo que você precisa saber para convencer um cliente pragmático. Confira!

Características do cliente pragmático

Os clientes da sua agência podem ser divididos em algumas categorias, de acordo com as principais características do seu perfil.

Assim, há o cliente analítico, o afável, o expressivo e o pragmático, que pode trazer uma série de desafios para a sua equipe de vendas.

Esse perfil é marcado por buscar uma comunicação direta e objetiva. Isso significa que diálogos muito elaborados podem ser vistos como uma enrolação, o que acaba gerando uma visão negativa.

Para o cliente pragmático, o que importa é ter seus problemas resolvidos de forma rápida e eficiente, sem a necessidade de um atendimento mais pessoal e voltado para a conexão com a agência.

Em tempos de uma comunicação cada vez mais humanizada, implementar esse tipo de marketing comercial mais objetivo e direto pode ser um grande desafio.

As melhores técnicas para convencer o cliente pragmático

Apesar de apresentar alguns desafios, a comunicação com esse perfil não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Com boas dicas, fica muito mais fácil acertar na estratégia e convencer o cliente pragmático de forma simples e eficaz:

Vá direto ao assunto

Um primeiro ponto bastante importante é investir em uma comunicação que seja transparente e objetiva.

Ou seja, você não precisa de uma longa conversa para introduzir um assunto, já que não é isso que o cliente espera. Ir direto ao assunto pode gerar resultados muito melhores.

Embora você possa apresentar argumentos em favor da sua proposta, ressaltando seus diferenciais, eles devem ser sucintos e corresponder às preocupações observadas no seu interlocutor.

Ofereça soluções/serviços certeiros

Pensar bem sobre as soluções oferecidas é outro ponto bastante importante para se dar bem com o cliente pragmático.

Não adianta oferecer serviços que não condizem com as necessidades apresentadas, já que isso será visto como a tal “enrolação”, que esse perfil não vê com bons olhos.

Por isso, busque entender a fundo quais são as demandas apresentadas e analise quais das suas soluções são as mais indicadas para atendê-las.

Além disso, lembre-se de apresentá-las de forma direta e objetiva, sempre focando em qual será a sua utilidade para resolver as dores do cliente.

Antecipe possíveis objeções

Nesse tipo de comunicação, é sempre melhor prevenir do que remediar.

Esse perfil está muito interessado em eficiência, praticidade e agilidade. Por isso, vale a pena antecipar as possíveis objeções à sua proposta, respondendo a elas antes mesmo que sejam colocadas pelo cliente.

Dessa forma, você agiliza o processo de venda e mostra que conhece bem as demandas do seu interlocutor.

Agora que você já tem tudo de que precisa para lidar com esse perfil, continue por aqui e melhore suas estratégias de vendas com o nosso conteúdo sobre como criar uma proposta comercial!