Existem diversos cuidados para produzir conteúdos que os redatores devem ter, principalmente se já trabalham em uma agência de publicidade ou editoras.
Muito mais que regras da língua, é necessário observar, por exemplo, para quem aquele texto está sendo destinado e se irá trazer ao menos uma pequena mudança na vida do leitor naquele momento.
Ainda mais agora onde o mundo enfrenta uma onda de fake news gigante, é importante também se preocupar com as referências usadas e como a mensagem é passada, para que material seja recebido de maneira amigável e entendido claramente.
Dentro desses cuidados para produzir conteúdos existem inúmeras dicas, regras e até mesmo boas práticas para que a redação não seja mais que um conjunto de termos, mas sim um material que ajude as pessoas que procuraram por ele.
No entanto, além de tudo isso, é importante lembrar que a criação é algo subjetivo, já que mesmo fazendo tudo corretamente, cada pessoa tem sua forma de escrever e passar as mensagens, sendo assim, precisa ter paixão.
Por falar em paixão, veja essas dicas que trouxemos para que sua redação melhore ainda mais e seus textos tirem o fôlego dos leitores, até mesmo os mais críticos e céticos, que poderão ter uma visão diferente após ler seu material.
Continue a leitura e surpreenda-se, além de anotar as dicas aqui citadas.
4 cuidados para produzir conteúdo
Se você pensa que daremos dicas de gramática, errou! Os passos a seguir são para você criar conteúdos “fora da caixa” e que mesmo com tanta concorrência possam fazer a diferença para quem os lerá.
Conhecer o público-alvo e o objetivo do conteúdo
Você pode dominar as mais variadas técnicas de escrita, mas se não conhecer o público que irá ler, assim como o objetivo em que ele será feito, os resultados podem ser desastrosos.
Por isso, desde uma produção simples sobre a explicação de um termo, até um grande e-book que fale sobre investimentos, é essencial saber quem irá estar do outro lado da tela.
Esses dois fatores farão com que você traga dados, faça pesquisas e redija de uma maneira focada e diferente do que escreveria em outra situação.
Tenha coerência na linguagem e estrutura do texto
Cada texto deve ter coerência do início ao fim e isso tem relação tanto com a linguagem usada quanto com a forma em que ele será escrito.
Se, por exemplo, você está escrevendo para um público mais juvenil e em tópicos, não pode acabar a produção com linguagem extremamente formal e com grandes blocos de informação.
Além de afastar os leitores, pode causar uma falta de conexão com aquele conteúdo, que provavelmente é algo que você e sua empresa menos querem.
Produza um material relevante e acessível
Após pensar em todos os fatores que citamos, como a escolha do público, objetivo e coerência, é hora de pensar na sua forma de juntar tudo isso em um único lugar.
O texto precisa ter uma informação acessível, ou seja, de fácil entendimento, assim como conter dados relevantes e não ser mais do mesmo.
Além disso, você deve se questionar se o leitor sentirá que valeu a pena dispor do seu tempo, atenção e expectativas depois de ler o texto, que deve atender a proposta.
Se você está fazendo um artigo sobre a história de uma grande marca de carros, deve deixar claro toda a narrativa, assim como trazer elementos, imagens e demais referências que complementam o conteúdo.
Revise!
Nos cuidados referentes à produção, a revisão sempre fará parte deles, já que durante a escrita alguns erros podem passar e que só são vistos após reler tudo.
Ao revisar, sempre tenha em mente as melhorias que você pode fazer para atingir todos os objetivos descritos.
Agora que você viu quais são os pontos para produzir materiais de qualidade, continue por aqui e leia também sobre ferramentas que facilitam a produção de conteúdo.
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