Aprender a desenvolver estratégias de marketing de nicho ajuda a usar melhor todos os recursos disponíveis e otimizar resultados.
Por muito tempo as abordagens de marketing foram direcionadas para o produto, atualmente elas são baseadas nos clientes.
Praticamente toda agência orienta aos seus clientes que eles devem definir o seu público-alvo e criar as suas personas para então utilizar métodos mais assertivos para chegar até o consumidor.
Especializar-se em um nicho para atender ao mercado oportuniza um maior foco e mais qualidade no produto oferecido.
Isso torna a agência reconhecida em um determinado segmento e especializada em atender a uma clientela mais distinta.
Quer saber quais são as vantagens do marketing de nicho? Continue a leitura e confira!
O que é marketing de nicho?
Para entender o que é marketing de nicho, precisamos primeiramente diferenciá-lo de segmento.
Por exemplo, você tem uma agência de marketing digital, esse é o seu segmento, mas se especializa para atender aos profissionais da área da saúde, essa decisão é o seu nicho.
Ou seja, nichar, é quando a sua agência se aprofunda para oferecer serviços especializados e de qualidade para atender às necessidades de um grupo específico de consumidores que compartilha:
- dores,
- anseios,
- e interesses em comum.
Geralmente, esses grupos ainda são poucos explorados no mercado.
5 vantagens do marketing de nicho
Retomando ao exemplo citado e imaginando que a sua agência vai se aprofundar em conteúdos para atender profissionais da saúde, com o passar do tempo ela será autoridade no assunto.
Sem contar que ela também se tornará uma referência no atendimento desse consumidor em específico.
Sendo assim, definir um nicho de mercado pode se constituir no grande diferencial do seu negócio.
Além disso, essa estratégia apresenta outras vantagens, que são:
Redução de custos
Quando você desenvolve estratégias de publicações para atingir a um público segmentado, o seu custo por clique diminui.
Outro ponto importante que é comum acontecer na aplicação do marketing de nicho é o tradicional boca a boca.
Ou seja, um profissional atendido pela sua agência indica o seu serviço para outros companheiros de profissão.
Adaptabilidade
Definindo o público que será atendido pela agência, fica mais fácil criar a persona e, baseado nessa audiência, direcionar as ações de marketing.
Trabalhar de forma mais profunda com um nicho colabora com o alinhamento de toda a comunicação com o jeito de ser dele e as necessidades do mercado em que ele atua.
Da mesma forma que nichar gera uma maior adaptabilidade na elaboração do conteúdo para o seu cliente, que vai desde a elaboração de pauta, por exemplo, como a produção de um post ou textos para mídias sociais.
Menor concorrência
Pelo fato da sua agência atender em específico somente os profissionais da área da saúde, todos os serviços serão para preencher uma lacuna carente no mercado.
Ao definir um grupo em particular para ser atendido, o número de concorrentes é menor e suas chances de atrair o cliente são bem maiores.
Linguagem direta
Ao definir o seu nicho, a sua equipe vai aprender a se comunicar de maneira mais direta com a persona do seu negócio.
Dessa forma, saberá utilizar uma linguagem certeira e adequada para chegar até ela, mostrar suas as dores e apresentar a solução para o problema dela.
Fidelização
Claro que ao se especializar em um nicho, fica muito mais fácil para a sua agência fidelizar os clientes.
Afinal, você estará suprindo uma necessidade, oferecendo um produto especializado e de qualidade que outra agência não consegue atender da mesma forma.
Agora que tal continuar no blog e conferir se vale a pena investir em automatização de marketing?