De acordo com uma pesquisa da consultoria Willis Towers Watson, a diversidade nas empresas se tornará uma realidade para mais de 90% dos negócios até 2023.
Em 2016, esse índice era de apenas 49%.
E o que isso significa? De fato, pautas sociais, como diversidade, inclusão, feminismo e combate a qualquer tipo de discriminação estão em alta, mas é preciso estudar sobre eles para fazer a diferença além do discurso da marca.
Tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo, respeitando as diferenças entre seus colaboradores e garantindo que haja equidade, ou seja, que todos possam crescer considerando suas particularidades, é também aumentar a satisfação deles.
Estar satisfeito dentro do seu trabalho é algo muito importante, tanto para o controle do estresse, rotatividade de colaboradores, aumento da produtividade e convivência no geral.
Por exemplo, você gostaria de trabalhar em um ambiente hostil, sem clima e que os outros colaboradores julgam seu estilo de vida ou, até mesmo, características suas, como cor da pele, alguma deficiência, gênero ou orientação sexual?
Continue lendo e entenda porque abordar o tema sobre diversidade nas empresas e tornar seu ambiente de trabalho mais inclusivo é muito mais do que “entrar em uma moda”.
Qual é a importância de ter diversidade no negócio?
Ao falar de diversidade nas empresas, o tema é muito mais profundo do que apenas garantir que tenha na equipe 15% de negros ou 10% de pessoas com algum tipo de deficiência.
A diversidade vai muito além de indicadores de inclusão e dados. Se trata de pessoas e, levando isso em conta, a importância torna-se muito mais alta, não é mesmo?
Além de tornar sua empresa mais completa por ter pessoas com variadas vivências, conhecimentos e culturas, estará dando chance para talentos até então descartados no mercado de trabalho.
Outro fator muito importante e que merece atenção é a saúde mental.
Inclusive, mesmo durante a pandemia de COVID-19, afastamentos do trabalho por causa de estresse e demais problemas emocionais foram maior do que por causa do Coronavírus em 2020.
A saúde mental está diretamente ligada com a aceitação dentro do mercado de trabalho e, claro, a convivência com os colegas. Sendo assim, a inclusão pode aumentar o nível de satisfação na empresa e também a produtividade.
Dados sobre a diversidade nas empresas
A necessidade de ter mais diversidade nas empresas é real e os dados mostram isso.
De acordo com o LinkedIn, 50% das pessoas LGBTI+ não contam para seus entrevistadores sobre sua orientação sexual e 25% afirmam que nenhuma pessoa sabe.
A principal motivação é o medo de perder o emprego ou sofrer qualquer tipo de discriminação.
Outro dado que chama bastante a atenção é que apenas 25% das empresas brasileiras se preocupam com a igualdade salarial de gênero, ou seja, garantir que pessoas de gêneros diferentes ganhem a mesma quantia de salário exercendo o mesmo cargo.
Por fim, e não menos importante, também temos dados de como a diversidade pode fazer a diferença dentro da empresa. 70% das empresas com diversidade se posicionam melhor por serem resilientes e abertas às mudanças.
Como ter um ambiente com mais diversidade?
Tornar o ambiente de trabalho mais inclusivo é uma necessidade. Você pode começar definindo um propósito, ou seja, fazer com que faça parte da cultura da organização ter um olhar com mais inclusão.
Depois, pode buscar qualquer tipo de viés ou preconceito dos recrutadores em processos seletivos e trabalhar para que eles não julguem candidatos por qualquer característica física ou de orientação sexual. Falar sobre isso não pode ser tabu.
Interessante como a diversidade nas empresas pode fazer toda a diferença, não é mesmo? Aproveite para continuar por aqui e saber mais como a cultura de produtividade pode interferir na sua equipe.
Um comentário