A evolução profissional é um objetivo comum a todos, mas para alcançá-la também pode ser preciso passar por uma evolução pessoal. Nesse sentido, a inteligência emocional é uma habilidade muito útil aos membros de uma empresa.
Neste post, explicamos por que essa ferramenta é tão importante e como motivá-la na sua agência. Confira!
O que é inteligência emocional?
A inteligência emocional ficou conhecida através do livro do jornalista Daniel Goleman, de 1986.
O autor descreve essa habilidade como a capacidade das pessoas de lidar com seus próprios sentimentos e também com os de quem está ao seu redor.
Para isso, o indivíduo deve procurar desenvolver:
- autoconhecimento,
- automotivação,
- controle emocional,
- seus relacionamentos interpessoais,
- o reconhecimento de emoções em outras pessoas.
Embora o termo não seja tão recente, a inteligência emocional tem se popularizado cada vez mais devido a sua importância no mundo em que vivemos hoje, em que as pessoas trabalham mais integradas em prol de um mesmo objetivo.
Qual é a sua importância?
Ser uma pessoa emocionalmente inteligente não significa ignorar emoções, mas saber como lidar com elas.
Sentir é uma reação inevitável para os seres humanos, mas é possível encontrar estratégias para que isso não seja um empecilho no desempenho das suas atividades e, consequentemente, da sua agência.
Desenvolvendo a inteligência emocional, o indivíduo adquire mais controle sobre suas atitudes, uma vez que se torna capaz de equilibrar razão e emoção ao tomar decisões e identificar os momentos que está frágil emocionalmente.
O ambiente de trabalho é um cenário comum de situações de tensão, seja por conta de prazos, imprevistos ou discordâncias.
Por isso, o desenvolvimento dessa habilidade entre os membros de uma agência aumenta sua produtividade, traz melhorias às relações interpessoais e promove uma dinâmica de trabalho mais organizada.
A combinação desses fatores pode representar um grande aprimoramento no desempenho de uma agência.
Como incentivar a inteligência emocional na agência?
Além de reconhecer sua importância, também é preciso saber como incentivar a inteligência emocional na agência.
Como mencionamos, uma das competências envolvidas no desenvolvimento dessa habilidade é o autoconhecimento.
Uma maneira eficiente de incentivar que os membros da agência busquem o autoconhecimento é disponibilizar um mapeamento de perfil comportamental.
Através desse teste, o colaborador passa a ter mais clareza sobre quais são suas competências, seus pontos fortes e também os que precisam de desenvolvimento.
Além disso, é importante incentivar a comunicação.
Dar um espaço aos colaboradores e parceiros para que conversem sobre como as dinâmicas de trabalho afetam suas emoções tende a ser uma prática bem-vinda.
Comunicar-se com os colaboradores de maneira aberta e transparente, sempre prezando pelo respeito, também é de grande importância.
Nesse sentido, feedbacks detalhados são de grande ajuda ao indivíduo que está em busca de autoconhecimento.
Lembre-se de que análises positivas a respeito do desempenho do colaborador são tão importantes quanto as negativas.
Por fim, é relevante lembrar que ser uma pessoa emocionalmente inteligente consiste em saber lidar com as próprias emoções, mas também com a forma como as pessoas se sentem ao nosso redor.
Assim, o respeito e a empatia são essenciais em um ambiente de trabalho que preze por membros emocionalmente inteligentes e estáveis, e a comunicação é uma ferramenta fundamental para alcançá-lo.
Agora que você conhece as vantagens da inteligência emocional e como motivá-la na sua agência, continue por aqui e leia nosso post sobre a importância da responsabilidade na produção de conteúdo!
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