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Você já parou para pensar sobre a importância da diversidade nas campanhas publicitárias? De alguns anos para cá, o marketing das empresas mudou muito. 

É natural que isso aconteça, afinal de contas, com o passar do tempo, a sociedade começou a questionar e refletir sobre vários fatores que antes eram simplesmente ignorados. 

As empresas precisam acompanhar essas mudanças, já que os consumidores cobram o posicionamento das marcas. 

Também é importante ter em conta a necessidade de representar a população da maneira como ela realmente é, diversa, ou seja, considerando as mais variadas etnias e faixas etárias, assim como a pluralidade da comunidade LGBTQIAP+, multiplicidade de corpos e questões raciais, entre outros.

Nesse post abordaremos a respeito da diversidade nas campanhas de marketing, de como ela pode ser aplicada de forma responsável e com real significado social. Continue lendo e confira!

A representatividade que a sociedade precisa

A representatividade positiva se refere à identificação pessoal naquilo que se vê e se essa representação não corresponde a estereótipos. 

Recentemente, a Shutterstock realizou um estudo que identificou como a diversidade está sendo tratada no marketing, levando em consideração diversos âmbitos da vida social.

A diversidade em campanhas cumpre um importante papel, pois é ela que dá espaço para pessoas que por muito tempo foram invisibilizadas pela sociedade. 

Mesmo com o crescimento da representatividade, muitas pessoas ainda não se sentem incluídas.

Aqui podemos citar as pessoas com deficiência (PCD) que somam 45 milhões de brasileiros, conforme o último censo realizado pelo IBGE em 2010 e dificilmente as vemos retratadas em campanhas.

Por isso, é tão necessário buscar retratar a sociedade como ela é: plural e diversa. 

Utilizando o marketing conscientemente

Ao desenvolver alguma ação, é fundamental realizar isso de forma responsável e com ética.

Mesmo que em alguns momentos do ano algumas demandas acabem sendo maiores, é importante ter em mente que a diversidade na campanha deve estar sempre presente, afinal de contas, esses aspectos e causas sociais são parte da realidade diária e não só em datas específicas.

No mês de junho, por exemplo, o mês do Orgulho LGBTQIAP+, muitas ações são realizadas aproveitando essa temática, entretanto durante os outros meses do ano essa representatividade acaba sendo diminuída. 

O que pode acabar causando boicotes às marcas, por passar uma ideia de oportunismo. 

Portanto, vale a pena buscar aplicar um marketing mais inclusivo e consciente, levando isso em consideração na hora de elaborar a parte gráfica e visual das campanhas.

Trabalhando a diversidade nas campanhas corretamente

Vários estudos estão sendo feitos nesse sentido, com o intuito de impulsionar e promover uma representatividade positiva. 

O Google, por exemplo, está à frente de algumas dessas pesquisas e já criou planos de ações para garantir que suas próximas ações de marketing sejam mais diversas.

Uma etapa fundamental é a identificação do público-alvo das suas campanhas, para que então possa pensar em um marketing interessante e que gere identificação e conexão do público com a marca, resultando em um melhor alcance para a empresa e impacto positivo na sociedade. 

Se você se interessou por esse assunto, também poderá gostar de saber como a diversidade pode ser realidade em 90% das empresas até 2023. Continue aqui no blog da Luup! para ver outros conteúdos que vão ajudar na elaboração e desenvolvimento de estratégias para um marketing de qualidade!