Quem trabalha com produção de conteúdo sabe o quanto a parte visual é essencial. Felizmente, podemos contar com bancos de imagens gratuitos que facilitam muito o trabalho das agências.
Recursos visuais, como fotografias, animações e imagens, são muito utilizadas no marketing, pois o impacto que causam é parte fundamental para chamar a atenção das pessoas.
No entanto, é importante ficar atento a um detalhe na hora de utilizar alguma imagem: a questão de direitos autorais.
É preciso ter todos os cuidados e precauções para não usar imagens de terceiros sem autorização do autor.
Uma das vantagens de utilizar banco de imagens é justamente saber que não haverá esse tipo de problema.
Quer conhecer 4 deles que sua agência precisa conhecer? Continue a leitura!
Quais os melhores bancos de imagens gratuitos para agências?
Além das imagens ajudarem a cativar e prender a atenção dos leitores, elas também podem melhorar o ranqueamento do site e conteúdo, afinal de contas, é possível usar técnicas SEO para elas, portanto, vale a pena se dedicar nesse quesito.
Outro benefício de utilizar os bancos de imagens é que eles possuem um vasto portfólio, então, fica mais fácil para localizar assuntos mais específicos, como para criar campanhas mais inclusivas, por exemplo.
Confira agora 5 bancos de imagens gratuitos que podem ajudar muito na hora da criação de conteúdo:
Freepik
O Freepik é um banco de imagens espanhol, criado há mais de dez anos.
Apesar de ser estrangeiro, existe uma versão dele em português.
O interessante dele é que além de imagens, também disponibiliza vetores, ilustrações e, até mesmo, outros formatos.
Nem todas as imagens possuem copyright livre, mas, nesses casos, há sinalização avisando sobre esse detalhe.
É um banco gratuito e não precisa fazer cadastro para utilizá-lo.
Ele também tem versões Premium, que podem custar até dez euros e possuem alguns benefícios extras.
Pixabay
Também foi criado há mais de dez anos e é um dos bancos de imagens gratuitos que não requer um cadastro.
Assim como o Freepik, o Pixabay também possui outros tipos de arquivos, sendo eles:
- imagens,
- ilustrações,
- vetores,
- vídeos.
Aqui todos os arquivos possuem licença livre para uso.
Um grande diferencial dele é que em seu sistema de busca há um filtro que ajuda bastante na hora de pesquisar as imagens.
Unsplash
Esse é outro exemplo dos bancos de imagens gratuitos que também não exige um cadastro para poder utilizá-lo.
As imagens também podem ser utilizadas tranquilamente, pois possuem licença livre.
O foco são fotografias e no site há várias seções que estão organizadas de acordo com o tema das fotos, como, por exemplo, animais, viagem, pessoas, dentre outras categorias.
Pexels
É um site alemão, que disponibiliza imagens, fotos e vídeos, que também são livres para uso.
Um fato interessante sobre ele é que mostra quais são as tendências e as buscas mais populares no momento.
Flickr
Esse é o veterano da lista.
Criado em 2004, é um dos bancos de imagens gratuitos mais conhecidos da internet.
Ele possui mais de 2 bilhões de fotos, disponibilizadas pelos usuários, por isso, as imagens podem ter diferentes categorias de licença e de qualidade.
Então, caso utilize o Flickr, se atente a estes detalhes.
Sabendo da importância da produção de conteúdo para as estratégias de marketing, investir em bancos de imagens pagos pode ser interessante e vantajoso para a agência.
Caso se interesse, nossa dica é o Canva, que possui um excelente custo benefício e, inclusive, é o que utilizamos aqui na Luup!.
Curtiu esse conteúdo? Aproveite para saber sobre o gatilho da antecipação e como essa estratégia pode impactar no marketing!