Skip to main content

Quem trabalha com produção de conteúdo sabe o quanto a parte visual é essencial. Felizmente, podemos contar com bancos de imagens gratuitos que facilitam muito o trabalho das agências. 

Recursos visuais, como fotografias, animações e imagens, são muito utilizadas no marketing, pois o impacto que causam é parte fundamental para chamar a atenção das pessoas. 

No entanto, é importante ficar atento a um detalhe na hora de utilizar alguma imagem: a questão de direitos autorais.

É preciso ter todos os cuidados e precauções para não usar imagens de terceiros sem autorização do autor. 

Uma das vantagens de utilizar banco de imagens é justamente saber que não haverá esse tipo de problema. 

Quer conhecer 4 deles que sua agência precisa conhecer? Continue a leitura!

Quais os melhores bancos de imagens gratuitos para agências?

Além das imagens ajudarem a cativar e prender a atenção dos leitores, elas também podem melhorar o ranqueamento do site e conteúdo, afinal de contas, é possível usar técnicas SEO para elas, portanto, vale a pena se dedicar nesse quesito. 

Outro benefício de utilizar os bancos de imagens é que eles possuem um vasto portfólio, então, fica mais fácil para localizar assuntos mais específicos, como para criar campanhas mais inclusivas, por exemplo. 

Confira agora 5 bancos de imagens gratuitos que podem ajudar muito na hora da criação de conteúdo:

Freepik

O Freepik é um banco de imagens espanhol, criado há mais de dez anos. 

Apesar de ser estrangeiro, existe uma versão dele em português. 

O interessante dele é que além de imagens, também disponibiliza vetores, ilustrações e, até mesmo, outros formatos. 

Nem todas as imagens possuem copyright livre, mas, nesses casos, há sinalização avisando sobre esse detalhe. 

É um banco gratuito e não precisa fazer cadastro para utilizá-lo. 

Ele também tem versões Premium, que podem custar até dez euros e possuem alguns benefícios extras. 

Pixabay

Também foi criado há mais de dez anos e é um dos bancos de imagens gratuitos que não requer um cadastro. 

Assim como o Freepik, o Pixabay também possui outros tipos de arquivos, sendo eles: 

  • imagens, 
  • ilustrações, 
  • vetores,
  • vídeos. 

Aqui todos os arquivos possuem licença livre para uso. 

Um grande diferencial dele é que em seu sistema de busca há um filtro que ajuda bastante na hora de pesquisar as imagens. 

Unsplash

Esse é outro exemplo dos bancos de imagens gratuitos que também não exige um cadastro para poder utilizá-lo. 

As imagens também podem ser utilizadas tranquilamente, pois possuem licença livre. 

O foco são fotografias e no site há várias seções que estão organizadas de acordo com o tema das fotos, como, por exemplo, animais, viagem, pessoas, dentre outras categorias.

Pexels

É um site alemão, que disponibiliza imagens, fotos e vídeos, que também são livres para uso. 

Um fato interessante sobre ele é que mostra quais são as tendências e as buscas mais populares no momento. 

Flickr

Esse é o veterano da lista.

Criado em 2004, é um dos bancos de imagens gratuitos mais conhecidos da internet. 

Ele possui mais de 2 bilhões de fotos, disponibilizadas pelos usuários, por isso, as imagens podem ter diferentes categorias de licença e de qualidade.

Então, caso utilize o Flickr, se atente a estes detalhes. 

Sabendo da importância da produção de conteúdo para as estratégias de marketing, investir em bancos de imagens pagos pode ser interessante e vantajoso para a agência. 

Caso se interesse, nossa dica é o Canva, que possui um excelente custo benefício e, inclusive, é o que utilizamos aqui na Luup!.

Curtiu esse conteúdo? Aproveite para saber sobre o gatilho da antecipação e como essa estratégia pode impactar no marketing!