Skip to main content

Há quem pense que a qualidade de vida no trabalho é uma dicotomia da vida pessoal do colaborador.

No entanto, a verdade é bem diferente. 

Apesar de ser importante separar a vida pessoal do trabalho, o colaborador é uma pessoa com sentimentos, medos, objetivos, dores e demais fatores que merecem atenção dos gestores.

Dessa forma, os gestores que desejam ter mais produtividade da equipe, união, maior retenção de talentos e até mesmo reuniões com mais participação e ideias inovadoras, é preciso que invistam em seus colaboradores como pessoas em vez de números.

Entender de que forma a qualidade de vida no trabalho pode ser melhorada e de que forma fazer isso são passos fundamentais para começar a mudar de verdade o seu ambiente de trabalho, que consequentemente irá mudar a vida pessoal dos seus colaboradores.

Aproveite para continuar por aqui, entender um pouco mais sobre a necessidade de se preocupar com essa questão e de que forma fazer isso para tornar o seu ambiente de trabalho mais agradável, aberto a opiniões e ser menos um local de estresse.

Qual a importância da qualidade de vida no trabalho? 

Antes de falar sobre isso, vamos aos dados. De acordo com o estudo da SurveyMonkey, 36,5% dos colaboradores brasileiros estão bastante insatisfeitos com os seus trabalhos, ao passo que 64,24% acreditam que seria mais feliz em outras posições. Isso dá quase 90%!

Outro dado que é ainda mais alarmante é quando olhamos o universo da publicidade, que é um dos maiores ambientes com síndrome de burnout, além de colaboradores que trabalham 60% a mais do que deveriam, sem ter as horas extras pagas.

Outros dados que são preocupantes são sobre as lesões, como tendinite, estresse, dor de cabeça tensional e problemas de imunidade que estão diretamente relacionados com quem trabalha em agências de publicidade.

No entanto, nem tudo está perdido. Quem investe na qualidade de vida no trabalho, tem respostas positivas pouco tempo depois das inovações. Colaboradores felizes com os seus empregos podem produzir até 31% a mais.

A mesma pesquisa também trouxe outros insights interessantes. Os colaboradores felizes tendem a vender mais, apresentarem menos faltas, assim como evitam mais os acidentes de trabalho e a demissão em poucos meses no emprego.

Entendeu agora como esse caminho pode ser benéfico para ambos os lados, além de também ser uma necessidade crescente?

Como promover a qualidade de vida no trabalho?

Veja a seguir como manter a sua empresa um local mais agradável e de qualidade para as suas equipes e como essas mudanças que até então parecem simples podem fazer toda a diferença.

Proporcione horários de trabalho flexíveis

Se a sua empresa pode oferecer horários de trabalho mais flexíveis, como permitir que o colaborador entre algumas horas mais cedo para que possa ir a uma consulta médica ou até mesmo comece alguns dias mais tarde devido a problemas pessoais, faça!

É muito importante entender que os horários flexíveis não são sinônimo de menos horas trabalhadas e sim essas horas divididas de forma mais benéfica para os seus colaboradores.

Permita o home office

Principalmente as agências de publicidade conseguiram se dar bem no auge do distanciamento social, adotando o home office. Por que não manter esse modelo de trabalho?

Além de economizar recursos como o aluguel de sala comercial, contas de luz, energia e água e vale-transporte, permite maior qualidade de vida no trabalho, já que muitos colaboradores passam horas no trânsito e nos transportes públicos lotados.

Inclusive, as ferramentas de gestão de produtividade, contagem de horas de trabalho e demais indicativos se mantêm, de forma que os gestores não irão perder o controle.

Oferte programas de bem-estar

A cada dia que passa os benefícios oferecidos aos colaboradores estão mais flexíveis, de acordo com as necessidades atuais. Cartões de benefício de saúde mental, academia, desconto em locais de lazer e diversão são uma ótima escolha.

Ah, quanto maior a quantidade de colaboradores, menor será o custo total desses benefícios, que podem fazer toda a diferença para o colaborador.

E aí, que tal pensar com carinho nessas dicas? Aproveite e leia também sobre o que é preciso para ser um líder inspirador.